Tite destaca atuação do Flamengo na etapa inicial: ‘Foi um grande primeiro tempo’

Treinador concedeu entrevista coletiva após a partida contra o Sampaio Corrêa

Tite destaca atuação do Flamengo na etapa inicial: 'Foi um grande primeiro tempo'
Foto: Reprodução

O Flamengo venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0 e voltou a triunfar no Campeonato Carioca. Depois do jogo, o técnico Tite concedeu entrevista coletiva e, entre diversos assuntos, falou sobre a atuação do time e a melhora do sistema defensivo.

”Temos um grupo muito forte, e a utilização, as oportunidades, a concorrência, para que elevem o nível técnico da equipe, que fez um grande primeiro tempo. No segundo tempo ela oscilou, mas foi um grande primeiro tempo, poderia ter feito mais (gols). E desses atletas todos disputando posição, mas com nível técnico alto”, disse, antes de emendar sobre sistema defensivo da equipe:

”Quando a gente toma gol, fala que está desequilibrado. Quando não dá nenhuma chance ao adversário, tem que ter o reconhecimento. Futebol é equilíbrio, ação defensiva é fundamental para vencer jogo. Ano passado sofremos em relação a isso. Temos que ter consciência de recomposição rápida para não dar chance ao adversário, seja o Sampaio ou o Orlando ou os próximos jogos”, complementou.

Confira outros trechos da coletiva de Tite:

Admiração da torcida e adversários

”Eu tenho dito aos atletas que eles têm uma responsabilidade muito grande porque são exemplos, não só para outros atletas mas para a criançada toda. Talvez um cara mais cascudo, que já tem a cabeça feita, não dê valor a isso, mas eu como educador peço a eles constantemente que deem exemplo para a garotada. Elas fazem do esporte uma ferramenta de educação”

Cansaço da viagem

”O aspecto físico e viagens ele absorve, drena. A gente está vindo de uma sequência de trabalho que acho que eles não querem mais ouvir a minha voz, minhas cobranças (risos). Querem chegar em casa, ver a família, amigos, filhos… Porque vai te desgastando. A necessidade de hoje jogar bem e vencer e retomar a pontuação no Carioca. Então nesse todo, nessa pré-temporada e todos esses jogos teve essa importância”

Base

”O Ninho eu não sei o que ele tem, mas ele forma muitos atletas. As categorias de base municiam o profissional, garotos de qualidade, de personalidade. E talvez nós tenhamos um pouco o feeling, o Juan ajuda a acolher um pouquinho, a conversar… Eu vi que principalmente os atletas, eles abraçam e deixam os garotos à vontade. Ter um grupo que dá essa confiança aos garotos, eles se sentem à vontade. É a base do Flamengo. Essas oportunidades vão surgindo a eles”

Disputa por posições

”Tem 11 atletas que vão iniciar e vão ficar contentes comigo. Tem cinco que vão gostar por entrarem no jogo. Outros vão querer participar e vão ficar chateados. Mas todos eles tem a condição técnica. Que possam estar preparados para outro jogo estejam bem. É uma relação de confiança, que está baseada no trabalho. Isso ganha? Não sei, mas contribui”

Sobre torcida por clubes de fora

”Dá para ter dois clubes. Dá para torcer para Paysandu e Remo e Flamengo. O coração tem espaço e carinho para os dois. Não deprecia. Mostra uma grandeza, um clube do tamanho do Flamengo ter essa torcida, sem desmerecer Paysandu e Remo. Joguei muito contra eles, não esqueço meu passado. Dá para torcer, sim. Dá para ter amor pelos dois”, finalizou Tite.