O técnico da seleção brasileira, Tite, convocou na manhã desta sexta-feira os jogadores que comporão o grupo do Brasil na próxima Data Fifa, no mês de setembro. Gabigol e Everton Ribeiro estarão com o elenco para os confrontos contra Chile, Argentina e Peru. Com isso os atletas convocados desfalcam o Flamengo em no mínimo duas partidas. Contra o Grêmio, no confronto de volta das quartas de final da Copa do Brasil no Maracanã e na partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Atlético-GO, também em casa. Mas caso o Fla avance contra o tricolor gaúcho na Copa do Brasil, os jogadores são desfalques certos no confronto de ida da semifinal diante de Santos ou Athletico, ainda sem mando definido.
O número de baixas na equipe titular de Renato Gaúcho ainda pode aumentar. Arrascaeta e Isla são nomes praticamente certos nas listas de selecionáveis de Chile e Uruguai. O lateral-direito deve ser titular no confronto contra o Brasil na capital chilena. Em caso de convocação da dupla eles também não enfrentam o Grêmio, o Atlético-GO e a primeira partida de uma eventual semifinal da Copa do Brasil.
Nos meses de junho e julho o Flamengo perdeu os mesmos quatro jogadores para as Eliminatórias e Copa América e o então técnico Rogério Ceni viu o desempenho do time despencar, culminando com a crise que o derrubou do comando técnico rubro-negro. Em 10 jogos foram seis vitórias e quatro derrotas, aproveitamento de 60% dos pontos.