Depois do turbilhão que se abateu sobre o Flamengo após a perda de mais um título na temporada, o da Copa Libertadores para o Palmeiras, o Flamengo tenta reunir forças para terminar o ano de uma maneira menos pior. O clube acertou a saída de Renato Gaúcho nesta segunda-feira e também confirmou que Maurício Souza comandará a equipe nos últimos quatro jogos da temporada. O time recebe o Ceará nesta terça-feira no Maracanã às 20h.
O rubro-negro carioca ainda tem uma ínfima possibilidade de ser campeão brasileiro. Para isso uma quase impossível combinação de quatro vitórias nos últimos jogos precisa ocorrer, aliadas a apenas um ponto do Galo nas últimas três rodadas. O objetivo mais tangível entretanto é o vice-campeonato. Com um empate diante do Ceará o Flamengo garante matematicamente o segundo lugar. A posição é importante pois se o Atlético ganhar a Copa do Brasil, o rubro-negro poderádisputar a Supercopa do Brasil pela terceira temporada seguida.
A equipe que vai a campo é um mistério, em virtude das mudanças no comando técnico e a remota possibilidade de o Flamengo ser campeão. Os titulares realizaram um jogo desgastante no aspecto físico e emocional na final da Libertadores no Uruguai, e que durou 120 minutos. Com isso pode ser que uma equipe mesclada entre em campo.
Ao contrário do Flamengo, o Ceará tem muitas pretensões na reta final do campeonato. Em oitavo lugar com 49 pontos e um jogo a menos que seus concorrentes diretos, a equipe vem de um ótimo momento e sonha com uma vaga entre as equipes que vão para as fases eliminatórias da Libertadores. Atualmente o Vozão estaria entre essas equipes, mas três pontos o separam da zona que leva à fase de grupos. Em caso de título do Atlético na Copa do Brasil, as sete primeiras equipes do Brasileirão iriam direto para a fase de grupos. E o oitavo e o nono colocados para a eliminatória. Além disso, se o Ceará não perder a partida o Atlético comemora o título brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Flamengo x Ceará
Campeonato Brasileiro, 36ª rodada
Maracanã, Rio de Janeiro-RJ, 30/11/2021, 20h
Flamengo: Diego Alves (Hugo Souza); Isla (Matheuzinho); Rodrigo Caio (Gustavo Henrique), David Luiz (Léo Pereira) e Renê (Ramon); Willian Arão (João Gomes), Andreas Pereira (Thiago Maia), Everton Ribeiro (Kenedy) e Arrascaeta (Vitinho); Bruno Henrique (Michael) e Gabigol (Pedro). Técnico: Maurício Souza.
Ceará: João Ricardo, Igor, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral e Jorginho; Mendoza, Lima e Jael. Técnico: Tiago Nunes.
ARBITRAGEM
Juiz: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliar 1: Jean Marcio dos Santos (RN)
Auxiliar 2: Lorival Candido das Flores (RN)
VAR: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
ONDE ASSISTIR
A partida terá transmissão exclusiva pelo Premiere para todo o Brasil a partir das 20h desta terça-feira.