O novo Mundial de Clubes da Fifa que tem previsão de estreia em 2025 pode estar em risco. Isso porque, a FIFPro, sindicato internacional dos jogadores de futebol, enviou uma carta a entidade pedindo o adiamento da edição do torneio. A entidade que representa os atletas ataca a competição e promete resolver o caso na justiça.
Na carta, direcionada ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, a FIFPro condena a investida da Federação. Além do novo Mundial, a nova Copa Intercontinental, criada para substituir a edição anual do antigo Mundial, também foi condenada. O motivo da reclamação se dá devido a busca do bem-estar dos jogadores.
“A recente abordagem estratégica da Fifa de desenvolver as suas próprias competições – como a Copa do Mundo, a Copa do Mundo de Clubes ou a Copa Intercontinental – está perturbando negativamente a indústria do futebol, colocando em risco as ligas nacionais e afetando a saúde e o bem-estar dos jogadores”, diz a carta.
A implementação do novo torneio da Fifa pode interferir diretamente no período de férias dos atletas. Sendo assim, alguns jogadores poderão ter três temporadas seguidas de grandes torneios realizados após a temporada europeia.
Vale lembrar, que em 2024 serão realizadas as edições da Eurocopa e Copa América. Em 2025, teria a edição do novo Mundial de Clubes, e na temporada seguinte a Copa do Mundo de 2026. A situação é dada como insustentável pelo FIFPro.
“Seremos obrigados a aconselhar os nossos membros sobre as opções disponíveis para salvaguardar proativamente os seus interesses. Essas opções incluem ações legais contra a Fifa, sobre as quais encomendamos consultoria especializada externa”, afirma o documento.