Senado aprova Lei do Mandante e dirigentes do Flamengo celebram

Texto agora depende apenas da aprovação de Bolsonaro

Casa cheia! Prefeitura do Rio de Janeiro libera 100% de público nos estádios
(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

O Senado aprovou, nesta terça-feira (24/08), a Lei do Mandante, com 60 votos a favor e nenhum contra. O texto altera a regra de comercialização dos direitos de transmissão dos jogos pelos clubes. A medida, agora, depende apenas da aprovação do presidente Jair Bolsonaro para entrar em vigor.

A mudança que a Lei do Mandante propõe é dar ao clube que mandar a partida a liberdade de negociar os direitos de transmissão do jogo com quem quiser, pelo valor que julgar ideal, sem depender dos vínculos feitos pelo visitante. Até o momento, uma partida só pode ser transmitida se os dois times que forem atuar tiverem um acordo com a emissora responsável.

A Lei do Mandante é um pedido feito por todos os clubes das duas principais divisões do futebol nacional e foi transformada em projeto de Lei pelo Executivo, sendo tratada com caráter de urgência. O próprio relator, o ex-jogador e agora senador Romário (PL-RJ) manteve o texto da forma que foi entregue pela Câmara dos Deputados, para acelerar o processo.

Vale destacar que a Lei diz que os contratos que já estão firmados no momento não sofrem alteração – algo que foi um ponto positivo para a Globo. Ou seja, os clubes que estão com vínculos em campeonatos com alguma emissora não podem negociar as partidas que tem como mandante após a concretização da Lei. Entretanto, as equipes que não estão com contrato em vigor, já podem negociar da forma que quiserem as partidas, independente do vínculo do visitante com alguma emissora no torneio.

Importante ressaltar que a Globo tem os direitos de transmissão com a maioria dos clubes da Série A, inclusive o Flamengo, até 2024. Na Série B que a Lei vai impactar com mais força primeiro. Isso porque, o vínculo da emissora com os clubes expira em 2022.

Alguns dirigentes do Flamengo já se manifestaram nas redes sociais, celebrando a aprovação da Lei do Mandante no Senado. O vice-presidente de futebol, Marcos Braz, afirmou: “Essas mudanças no Congresso podem conduzir o futebol brasileiro para o tamanho do Brasil. Que de certo. Vamos torcer pelas boas mudanças”.

Já o Vice-Presidente Geral e da Procuradoria Geral do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, comemorou com uma indireta para a Globo. No Twitter, o dirigente publicou “A lei do mandante a gente vê por aqui!!”, ironizando o antigo bordão “Globo, a gente se vê por aqui”.