Um dos remanescentes do Flamengo de 2019, Rodrigo Caio vem sendo pouco utilizado pelo treinador Jorge Sampaoli. As lesões, no entanto, atrapalharam bastante a sequência do atleta no clube. Por conta disso, o zagueiro de 29 anos pode ter seu futuro longe do Flamengo. Ele está em reta final de contrato e a diretoria ainda não se decidiu sobre uma possível renovação.
Assim como Rodrigo, outros atletas que encerram o vínculo com o clube em dezembro, ainda não foram procurados para tratar sobre renovação. Portanto, o zagueiro já pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir do próximo mês.
Em 2023, o xerife disputou apenas nove partidas pelo Flamengo. A última vez que Rodrigo Caio participou de um jogo foi no dia 23/4, no confronto com o Internacional, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Segundo pessoas próximas ao atleta, Rodrigo está bem fisicamente e pronto para disputar uma posição no time de Jorge Sampaoli. No entanto, a baixa minutagem eleva as chances de buscar novos ares no final da temporada.