Na última sexta-feira, Flamengo e Atlético-MG chegaram a um acordo para a contratação do volante Allan. Os valores e metas foram definidos, porém ainda há divergências que estão impedindo a assinatura do contrato. O principal impasse no momento é o pagamento do mecanismo de solidariedade.
A negociação está acertada em 8 milhões de euros (R$ 42 milhões) pelos 100% dos direitos econômicos do jogador. Deste valor, o Atlético-MG possui 75%, ou seja, 6 milhões de euros (R$ 31 milhões). A informação é do portal GE.
A bonificação por títulos, que elevará o valor total da transferência para aproximadamente 9 milhões de euros, ainda está sendo discutida. Os títulos que podem garantir esses bônus são o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores. Allan, em um contrato de quatro anos e meio, teria que conquistar pelo menos duas dessas competições.
No momento, a divergência está em quem irá assumir o percentual referente ao mecanismo de solidariedade da FIFA entre o clube vendedor (Atlético-MG) e o clube comprador (Flamengo). As regras diferem para clubes estrangeiros e brasileiros.
No caso dos clubes nacionais, o mecanismo de solidariedade se aplica apenas aos clubes em que Allan jogou até os 19 anos, que são Internacional, Tanabi-SP e São Paulo. O Fluminense, clube em que ele chegou aos 22 anos, não receberá nada nesse aspecto.
Já os clubes estrangeiros por onde Allan passou, como Liverpool (Inglaterra), SJK (Finlândia), Sint-Truiden (Bélgica), Hertha Berlim (Alemanha), Apollon Limassol (Chipre) e Eintracht Frankfurt (Alemanha), receberão conforme as regras estabelecidas pelo mecanismo de solidariedade da FIFA.
A negociação tem se arrastado por semanas, e as partes estão finalizando os últimos detalhes antes de concretizá-la. Apesar da compra estar encaminhada há três dias, a assinatura do contrato ainda não ocorreu, e o Flamengo aguarda uma resposta do Atlético-MG. Internamente, há uma expectativa de que a conclusão do negócio aconteça nos próximos dias. A vontade do jogador em defender o Flamengo tem sido um fator importante nas negociações.