Sai, zika! Com golaço de Michael, Flamengo vence Chapecoense de virada no Maracanã

Mais Querido venceu depois de duas derrotas consecutivas, com Renato Gaúcho assistindo do estádio

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e Chapecoense se enfrentaram neste domingo (11/07), no Maracanã, pela 11ª rodada do Brasileirão. No primeiro jogo sem Rogério Ceni e com Renato Gaúcho assistindo do estádio, o Mais Querido teve dificuldades. Saiu atrás na segunda etapa, após falha feia de Diego Alves, e conseguiu o empate com belo gol de Arrascaeta, aos 32. Quatro minutos depois, veio a virada e com um herói improvável. Michael invadiu a área, deu uma caneta no zagueiro, driblou o goleiro e fez um verdadeiro golaço, que garantiu a vitória depois de duas derrotas, para diminuir a crise.

Comandado por Maurício Souza, interino, o Flamengo entrou em campo com um time bem modificado. Léo Pereira e Gustavo Henrique atuaram na zaga, com Arão e Thiago Maia de volantes. No meio, Arrascaeta e Everton Ribeiro, tendo a dupla de centroavantes Pedro e Rodrigo Muniz. Uma formação bem diferente do que Rogério Ceni costumava fazer, pois não tinha jogadores de velocidade, além de dois atletas de área.

O time começou pressionando. Aos 5 minutos, Filipe Luís, que atuou mais adiantado, passou para Pedro na entrada da área. O centroavante deu de letra para Thiago Maia bater de primeira, com força, parando em defesa do goleiro. Cinco minutos depois, Rodrigo Muniz abriu para Isla, que para o Everton Ribeiro cruzar em busca do Muniz. A zaga afastou e sobrou para Thiago Maia, que chutou, mas não pegou bem.

O jogo, então, ficou mais amarrado. A Chape toda na defesa e o Flamengo, sem jogadas pelo lado de campo, estava com dificuldades de criar. Aos 26, uma boa chance. Everton Ribeiro deu lindo passe de calcanhar para Isla, dentro da área. O lateral tentou tocar para o meio, a zaga afastou e ficou com o camisa 7, que chutou de primeira, por cima. Os chutes de longe foram a principal arma da primeira etapa, com Arão e Thiago Maia arriscando, mas batendo muito alto.

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

A melhor chance do primeiro tempo, entretanto, foi da Chapecoense. Aos 30 minutos, Léo Pereira vacilou na entrada da área e perdeu para Anselmo Ramon. O atacante deu bom passe para Fabinho, na cara do goleiro, mas Diego Alves fez grande defesa, salvando o Flamengo. O Mais Querido também teve boas chances. Em uma, após cruzamento na área, a bola sobrou para Rodrigo Muniz, que furou a cabeçada e desperdiçou. Pedro ainda deu um ótimo chute de dentro da área, parando em grande defesa de João Paulo.

No segundo tempo, Michael entrou na vaga de Rodrigo Muniz. O Flamengo ganhou mais velocidade e melhorou. Aos 6, Arrascaeta bateu escanteio para Gustavo Henrique, que cabeceou no canto e obrigou João Paulo a fazer grande defesa. Quatro minutos depois, o uruguaio recebeu na entrada da área pela direita, arrumou para o pé esquerdo e chutou cruzado, rasteiro, tirando tinta da trave. Pedro ficou muito próximo de marcar aos 13, em cabeçada após belo cruzamento de Everton Ribeiro, mas jogou em cima do goleiro.

Então, aos 22 minutos, o gol da Chape. Busanello bateu falta rasteira, em cima do Diego Alves, que falhou feio. Ele tentou segurar e espalmou para frente, nos pés de Perotti, que apenas empurrou para o fundo das redes. O Flamengo teve a chance de empatar no minuto seguinte. Arrascaeta deu linda enfiada de bola para Michael, na velocidade, que entrou na cara do gol, mas, o ponta chutou em cima do goleiro. Na sobra, Pedro teve a chance de marcar, só que não conseguiu chutar.

O time conseguiu uma reação. Aos 32, Isla avançou pela direita e cruzou para Pedro, na entrada da área. O centroavante não conseguiu dominar, mas sobrou para Arrascaeta, que chutou com categoria, no canto, rasteiro, forte, sem chances para o João Paulo. A virada veio aos 36 e com um verdadeiro golaço. Pedro passou para Michael, que invadiu a área na velocidade, deu uma caneta sensacional no zagueiro, driblou o goleiro e chutou para o fundo das redes.

A Chape teve uma chance clara de empatar quatro minutos depois. Arão deu mole na defesa, Kaio Nunes recuperou, passou por Gustavo Henrique e Léo Pereira, chutou para o gol e parou em Diego Alves. Na sequência, o volante errou de novo e um jogador adversário chutou de primeira, por cima, com perigo. Não foi suficiente e a partida terminou 2 a 1.

Com a vitória, o Flamengo foi para 15 pontos e subiu para a 9ª colocação. Na próxima rodada, o time rubro-negro enfrenta o Bahia, no domingo (18/07), às 18h15, em Pituaçu. Antes, o Mais Querido foca na partida de quarta-feira (14/07), às 21h30, contra o Defensa y Justicia, pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores