De acordo com matéria do site UOL, o projeto conhecido como “Lei do Mandante” entrou na ordem do dia no Senado Federal. O projeto, que revê a questão da comercialização dos direitos de transmissão dos jogos de futebol, teve a aprovação na Câmara dos Deputados em julho. Além disso, o ex-jogador e atual Senador pelo RJ, Romário (PL-RJ), será o relator da proposta na Casa.
Ainda mais, segundo a matéria, há a possibilidade do projeto avançar hoje mesmo, uma vez que a leitura em plenário aconteceu na semana passada. No entanto, o prazo para emendas ao projeto acabou ontem. Dessa forma, apenas o Senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apresentou uma emenda, que dizia respeito à divisão da receita do direito de arena recebido pelos clubes entre treinadores e jogadores. De acordo com a emenda, essa divisão deve ser igualitária e de 5%.
Siga o Diário do Fla no Instagram
Além disso, Izalci Lucas aponta que os técnicos: “são diretamente responsáveis pela qualidade do espetáculo que se vê em campo, sendo-lhes, portanto, de direito, parte do percentual da receita proveniente da exploração de direitos desportivos audiovisuais do espetáculo desportivo”.
A escolha de Romário como relator da “Lei do Mandante” teve uma boa recepção por parte dos clubes. Além disso, muitos avaliam que a proposta foi bem estruturada na Câmara dos Deputados e, dessa forma, deve caminhar bem no Senado Federal.