Rivalidade entre Flamengo e Vasco segue acesa, mas expõe desequilíbrio dentro e fora de campo

No primeiro clássico do ano, Mengão levou a melhor

Aposto todas as minhas fichas no Flamengo, opina jornalista sobre clássico
(Foto: Marcelo Cortes )

O “Clássico dos Milhões” é um dos mais famosos do mundo. Atualmente, os clubes vivem momentos bem diferentes dentro e fora de campo, mas a rivalidade de décadas nunca se acabará. Nesta quarta-feira, às 20h, Flamengo e Vasco terão mais um embate no Maracanã, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Carioca.

Siga o Diário do Fla no Twitter

O mandante do duelo é o Vasco, que está mais uma vez disputando a Série B e com um elenco em formação. Recentemente, a esperança de melhorias veio com a Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Os norte-americanos da 777 Partners estão dispostos a tirar o clube da lama, a assumir a dívida total da agremiação e também investir R$ 700 milhões ao longo dos próximos três anos. De acordo com o portal “UOL”, duas das seis etapas para a formalização da SAF já foram aceitas para a venda de 70% para os norte-americanos. Para que tenha sucesso, ainda será necessário passar pelo crivo de duas votações no Conselho Deliberativo e duas entre os sócios.

Enquanto não se concretiza, o cruzmaltino vive a realidade já conhecida de décadas, atolado nas dívidas, vexames nas competições, como a eliminação na Copa do Brasil para o Juazeirense e jogadores modestos. Nos três clássicos que fez na temporada, acumula três derrotas. Esse pode ser um dos motivos para o volante Zé Gabriel jogar o favoritismo nas semifinais para o lado rubro-negro.

Siga o Diário do Fla no Instagram

“Esse favoritismo deles é justo pelas últimas temporadas, os títulos, mas futebol é jogado. A gente tem que fazer nossa parte, sabemos que será um jogo duro, temos nossa estratégia, são dois jogos, 180 minutos. Tem que entrar bem mentalizado, tudo que vier a acontecer na quarta não está nada decidido porque ainda tem domingo”, disse, se referindo ao jogo de volta também no Maracanã.

Na Gávea, a chama da rivalidade não se apaga, mas a falta de embates em grandes decisões amenizou um pouco as atenções. Pelo fato do Vasco estar na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, essas duas partidas da semifinal serão os dois últimos jogos entre as equipes na temporada. Dessa forma, acaba com que a rivalidade com outros clubes, como Atlético-MG e Palmeiras ferva mais.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Nos últimos anos, a diferença entre Flamengo e Vasco tem sido abissal. O Mais Querido tem o planejamento de faturar mais de um bilhão este ano e sonha com grandes títulos. As diferenças são gritantes também no poder de investimento. A diretoria rubro-negra comprou Andreas Pereira por cerca de R$ 60 milhões e consegue manter jogadores de alto nível no elenco, mesmo com o assédio de grandes clubes, como no caso do Pedro. Muitos atletas sonham em vestir o Manto Sagrado e comparam a estrutura do Ninho do Urubu com a de equipes europeias. Já pelas bandas de São Januário, sofrem pagar conseguir arcar com as “contas básicas”.