O Flamengo volta a campo neste domingo contra o Palmeiras após um hiato de 15 dias sem jogos. O confronto é decisivo contra um adversário direto na briga pelo título brasileiro. O alvi-verde tem sido o principal oponente do Mais Querido no cenário nacional e internacional na luta pelos principais títulos. Apesar de não perder do rival há quatro anos, o rubro-negro ainda está em desvantagem no confronto direto pelo Campeonato Brasileiro. 20 vitórias contra 22 do rival, em 64 partidas pelo principal torneio do futebol nacional.
Às vésperas de mais um clássico entre as equipes, o DIÁRIO DO FLA revive algumas vitórias inesquecíveis do Flamengo sobre o Palmeiras ao longo da história do Brasileirão.
Flamengo 6×2 Palmeiras – Brasileiro 1980
Em 1980 o Flamengo ainda buscava o seu primeiro título nacional. Um ano antes o sonho foi interrompido pelo próprio Palmeiras após um acachapante 4 a 1 em pleno Maracanã. Mas na campanha do primeiro título brasileiro do clube veio o troco. Em partida válida pela segunda fase o Flamengo atropelou de maneira impiedosa os palmeirenses. Tita e Zico marcaram duas vezes cada um e Toninho Baiano e Nunes completaram a goleada de 6 a 2. Após a vitória o Mengão arrancou para o título no início da era de ouro dos anos 80.
Palmeiras 1×1 Flamengo – Brasileiro 2002
Em 2002 os dois clubes viviam tempos muitos diferentes dos atuais. Antes do encontro em São Paulo na reta final daquela edição do Brasileirão os cariocas ocupavam apenas a 18ª posição na tabela. A situação dos palmeirenses era ainda pior: 24º lugar e rebaixamento iminente. O jogo terminou empatado em 1 a 1 (Liedson marcou para o Fla e Nenê para o Palmeiras). O resultado praticamente livrou o Fla da degola e deixou o Palmeiras com um pé na Série B do ano seguinte, o que acabou se confirmando ao fim da competição. Foi o primeiro dos dois rebaixamentos do Palmeiras.
Palmeiras 1×2 Flamengo – Brasileiro 2004
Dois anos mais tarde novamente um confronto dramático envolvendo os dois tradicionais adversários. O Flamengo na zona de rebaixamento há cinco rodadas do término do campeonato e o Palmeiras disputando uma vaga na Libertadores. Mas o rubro-negro em grande noite do goleiro Júlio César segurou e Palmeiras e arrancou três pontos importantíssimos. Ibson e Athirson marcaram os gols da vitória. E o Flamengo deixava o Z4, escapando de mais um rebaixamento. O rubro-negro terminou a competição quatro pontos à frente da zona e o alvi-verde conseguiu se garantir na fase preliminar da Libertadores no ano seguinte.
Flamengo 5×2 Palmeiras – Brasileiro 2008
Na era dos pontos corridos a edição de 2008 tinha sido a mais consistente do Flamengo até então no torneio. Um início promissor com a liderança nas primeiras rodadas e a esperança de voltar a conquistar o título que não vinha desde 1992. Mas a equipe do saudoso treinador Caio Júnior perdeu desempenho ao longo dos meses. Na reta final mais um confronto com o Palmeiras. Antes do jogo as equipes estavam coladas na tabela. O Verdão em 4º com 61 pontos e o Flamengo em 5º com 60. O jogo foi um autêntico baile rubro-negro no Maracanã lotado. Herói em 2004 contra o mesmo Palmeiras, Ibson marcou três vezes e Marcelinho Paraíba e Kleberson completaram a goleada por 5 a 2. Alex Mineiro e Kleber descontaram para os palmeirenses.
Palmeiras 0x2 Flamengo- Brasileiro 2009
Na histórica campanha do título brasileiro de 2009 a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras em pleno Parque Antárctica foi uma das mais marcantes da impressionante arrancada rumo ao hexa. Se em 2008 foi o Flamengo quem fez as vezes de cavalo paraguaio, desta vez os palmeirenses dominaram a maior parte do torneio mas sucumbiram na reta final. Pela 30ª rodada com show de Petkovic, que marcou os dois gols da vitória, o Flamengo chegava de vez na briga pelo título. Ao final o Flamengo comemorou finalmente a conquista de um Brasileirão depois de 17 anos de espera.
Flamengo 3×0 Palmeiras- Brasileiro 2019
Em 2019 o Flamengo realizou a melhor campanha de um time na história da era dos pontos corridos. Foram impressionantes 90 pontos conquistados. A rivalidade contra o Palmeiras já era grande na luta pelos títulos. Em 2018 os palmeirenses conquistaram o Brasileiro deixando o Fla com o vice. Mas em 2019 veio o troco. No Maracanã pela 17ª rodada Gabigol marcou duas vezes e Arrascaeta completou o show rubro-negro. Com a derrota o Palmeiras demitiu o técnico Felipão.