Um dos grandes clássicos do futebol brasileiro será um dos destaques da 18ª rodada do Brasileirão, a penúltima do primeiro turno. O Santos recebe o Flamengo na Vila Belmiro neste sábado às 19h. O duelo entre cariocas e paulistas é um dos mais ricos na história do Campeonato Brasileiro e o DIÁRIO DO FLA revive nesta reportagem alguns dos mais marcantes encontros envolvendo os tradicionais clubes na história da principal competição do país.
Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/
O Flamengo tem vantagem sobre o alvi-negro paraiano nos jogos pelo Brasileirão. Em 70 jogos foram 27 vitórias rubro-negras, 22 empates e 21 vezes o Santos saiu vencedor. Os cariocas detém também o recorde de invencibilidade do encontro, 10 jogos, entre 2007 e 2012. Mas é do Santos a vitória mais elástica do confronto. Em 2019, pela última rodada, os santistas venceram por 4 a 0 em partida válida pela última rodada da competição, onde o Fla já era o campeão.
* Ex-jogador critica Jorge Jesus: ‘É arrogante. Está em Portugal torcendo contra o Renato Gaúcho’
A história registra dois mata-matas entre os clubes no Brasileirão. Em ambos o Flamengo saiu vitorioso. Pelas quartas de final de 1982, o Mais Querido venceu a primeira partida no Maracanã por 2 a 1 e com um empate no jogo de volta por 1 a 1 passou para as semifinais. Mais tarde conquistaria o bicampeonato brasileiro. No ano seguinte um encontro que está marcado para sempre na história do Brasileirão. O Flamengo vivia os últimos momentos da mágica geração que conquistou tudo entre 1981 e 1983. O Santos seria o adversário da decisão em 1983. Depois de perder em São Paulo por 2 a 1 a primeira partida, diante de 155.523 pessoas o Fla aplicou um 3 a 0 e levou o tri. O jogo é até hoje aquele que recebeu o maior público da história dos Campeonatos Brasileiros. Após a partida, Zico foi negociado com o futebol italiano e só regressaria ao Fla em 1985.
Curiosamente o Flamengo enfrentou o Santos em todas as campanhas em que se consagrou campeão brasileiro. Na edição de 2009 uma das vitórias mais significativas foi na Vila Belmiro. O time vinha oscilando muito na competição e o técnico Cuca havia sido demitido. Andrade assumira a equipe interinamente. O rubro-negro nunca havia vencido o Santos jogando em seu estádio. Com um gol contra de Pará e outro de Adriano o Fla venceu de virada naquele jogo que para muitos é o início da arrancada para a conquista do hexacampeonato brasileiro.
Em 2011 o Fla não foi campeão, mas um jogo é lembrado como se fosse uma final entre os clubes. De um lado os jovens e promissores Neymar e Ganso pelo Santos. Do outro o já consagrado campeão do mundo e duas vezes melhor jogador do planeta Ronaldinho Gaúcho. Em um jogo de tirar o fôlego o Flamengo venceu por 5 a 4 após chegar a estar perdendo por 3 a 0. Neymar marcou um dos gols mais bonitos de sua carreira neste jogo, o que lhe rendeu uma placa no estádio. Este é apontado como o maior jogo da história do Brasileiro na era dos pontos corridos.
Mais recentemente outro duelo com o Santos marcou muitos rubro-negros. O mágico time de 2019, comandado por Jorge Jesus iniciava sua trajetória para pulverizar todas as marcas naquela edição. Na reta final do turno tomaria a liderança do Santos depois de atropelar Palmeiras e Avaí. No jogo válido pela 19ª rodada se o Santos conseguisse vencer recuperaria a liderança e terminaria o turno na frente. A partida estava muito disputada e ambas equipes levavam perigo ao gol adversário. Até que Gabigol (cria do Santos) recebeu uma bola da intermediária de Everton Ribeiro e anotou um golaço por cobertura de fora da área, levando o Maracanã a um transe coletivo. O Fla venceu, abriu vantagem sobre o Santos e dominaria aquele campeonato de uma forma jamais vista na história do Campeonato Brasileiro.