Rebeca Andrade faz história e conquista medalha de ouro no salto para o Brasil nos Jogos Olímpicos

Atleta do Flamengo ganha a primeira medalha de ouro da história do país na ginástica artística feminina

Foto: Reprodução

Rebeca Andrade chegou na final do salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio com muita expectativa após a medalha de prata no individual geral e, mais uma vez, fez história conquistando a medalha de ouro inédita para o Brasil na ginástica artística feminina. Foram oito meninas que disputaram a decisão na manhã deste domingo. A prata ficou com a americana Mykayla Skinner e o bronze com a coreana Seojeong Yeo. Lembrando que Simone Biles, que estava classificada para final, decidiu não competir.

Paulista, nascida na periferia de Guarulhos, com apenas 22 anos, Rebeca Andrade é atleta do Flamengo e ainda pode ganhar mais uma medalha em Tóquio, já que ela também está na final do solo.

A conquista inédita para o país tem gosto ainda mais especial para Rebeca, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho em 2019 e teve de passar por três cirurgias. A atleta voltou a treinar forte no início de 2020 e só veio a assegurar a vaga em Tóquio em junto deste ano, ao vencer a prova individual Pan-Americano de Ginástica, no Rio de Janeiro.

Como foi a final

Em sua primeira tentativa, a brasileiro acabou pisando na linha e recebeu a nota 15.166. Na segunda, Rebeca, mais uma vez, pisou na linha, mas foi muito bem avaliada, ficando com a média 15.083, assumindo a primeira colocação até o momento e que no final de concretizaria com o ouro inédito para o Brasil.

Foto: Divulgação/CBG

Primeira a se apresentar a americana Mykayla Skinner teve a média de 14.916. A mexicana Alexa Moreno ganhou 14.716. Grande adversária de Rebeca na final, a americana Jade Carey foi mal na primeira tentativa e acabou ficando fora da disputa.

A coreana assustou a brasileira na primeira apresentação ao receber a nota de 15.333. Porém, ela teve erros na segunda tentativa e terminou com 14.733. A sexta a saltar foi a canadense Olsen fez apenas 14.550. Neste momento, Rebeca já garantia pelo menos uma medalha. As duas próximas atletas foram do Comitê Olímpico Russo. Melnikova recebeu 14.683. Última a se apresentar Akhaimova teve a média de 14.666. A partir vou só choro e emoção de Rebeca Andrade e de toda torcida brasileira.

Foto: Reprodução/Time Brasil