O Flamengo está muito próximo de anunciar a contratação de dois reforços de peso. O Mais Querido já acertou com o Chelsea e o Manchester United pelas chegadas de Kenedy e Andreas Pereira. Mas, como jogam os dois jogadores, ambos de 25 anos? O Diário do Fla fez um Raio-X sobre os novos atletas do rubro-negro.
Kenedy foi revelado no Fluminense em 2013 e surgiu como uma das grandes promessas do futebol brasileiro. Com passagens pela seleção brasileira de base, em várias categorias, o jogador foi vendido para o Chelsea em 2015. No clube inglês, atuou apenas por uma temporada e depois foi emprestado para o Watford, Newcastle, Getafe e Granada. Foram nos dois clubes espanhóis, principalmente o último, que desempenhou o melhor futebol.
Com 1,80m de altura e forte fisicamente, Kenedy chama atenção pela velocidade e habilidade. Em termos de comparação, teve a mesma média de dribles por jogo (1.3) na última temporada no Campeonato Espanhol, que Vinicius Júnior. Vários desses são muito bonitos plasticamente, como elásticos e caneta. Canhoto, consegue atuar pelo lado direito do campo, em que corta para dentro e dá o chute potente que tem. Deve começar sendo um reserva da posição de Everton Ribeiro.
Mas, não é apenas nessa faixa de campo que Kenedy atua. Pelo contrário. O atacante rende muito bem pelo lado direito, explorando o corredor para ir a fundo e dar a assistência, ou finalizar cruzado. Pelo Granada, deu 7 assistências na temporada passada. Ou seja, consegue jogar com facilidade na função de Bruno Henrique. O jogador tem tanta velocidade e força física, que quando chegou no Chelsea, Mourinho o colocou de lateral-esquerdo.
Andreas Pereira, por sua vez, tem tudo para ser um novo “Coringa” do Flamengo. Isso porque, o jovem pode atuar em diversas posições. Na carreira, já fez a função de meia-armador, meia pelos lados de campo, ponta-direita e esquerda, volante, centroavante e até lateral-direito em uma ocasião. Nascido na Bélgica e naturalizado brasileiro, o jogador foi revelado no Manchester United como uma grande promessa mundial. Ele também teve passagens pela Seleção Brasileira de base e, inclusive, foi chamado por Tite para a principal em 2018.
Foi de meia-armador que Andreas Pereira surgiu no futebol, função que Arrascaeta ocupa no Flamengo atualmente. Com muita qualidade técnica, o jogador tem bom drible curto, passe, raciocínio rápido e finalização de fora da área – já fez alguns golaços na carreira, inclusive de falta. O atleta também tem bastante velocidade e, por isso, jogou muitas vezes pela ponta, principalmente a esquerda, onde corta para dentro para dar o passe ou o chute com o pé direito.
Pelo lado de campo, seja como ponta ou meia aberto, em ambos os lados, mais vezes pela esquerda, que Andreas fez uma temporada muito boa, quando atuou por empréstimo no Granada, em 2016/17. Entretanto, uma das melhores versões do jogador – e que se encaixaria perfeitamente nesse time do Flamengo -, foi justamente como volante, construindo o jogo de frente, fazendo a saída de bola e ajudando na marcação pressão. Mourinho o escalou dessa forma pelo Manchester United em 2018. Não fez tantos gols ou assistências, mas teve ótimo desempenho, atuando em uma função parecida da que Gerson fazia no Mais Querido.
Entretanto, mudou de posição na temporada seguinte, teve uma sequência de meia-armador, mas não conseguiu corresponder às expectativas no Manchester United. O principal motivo disso é o fato do Campeonato Inglês exigir muita intensidade física, que, por mais que ele tenha velocidade, não conseguiu ficar à altura. Porém, no futebol brasileiro, isso não deve ser um problema e o jogador deve se sobressair pelos aspectos técnicos e táticos – pois é muito obediente taticamente.
Ou seja, Andreas Pereira tem tudo para ser um baita reforço e ajudar o Flamengo em vários setores do campo. Deve lutar com Diego por uma vaga no time titular como segundo volante e, além disso, o Mais Querido finalmente vai ter um meia-armador no banco, para suprir as possíveis ausências de Everton Ribeiro e, principalmente, Arrascaeta. Até então, Vitinho era quem fazia a função, de forma mais improvisada, já que é um ponta de origem.
Kenedy, por sua vez, vai começar como um reserva de Everton Ribeiro e Bruno Henrique, mas tem tudo para lutar por vaga com ambos. Jogador tem muita qualidade, velocidade e força física. Renato ganha ótimos atletas para o elenco, que serão opções muito interessantes para o time titular ou de entrarem ao longo de um jogo e mudar a dinâmica da partida.