A Espanha tem tratado os casos de racismo com mais seriedade após a comoção iniciada por Vinícius Jr. Nesta quarta-feira, o Real Madrid anunciou que um homem foi condenado a 8 meses de prisão após realizar ataques racistas ao brasileiro e Rudiger, zagueiro alemão da equipe merengue. As agressões aconteceram em um post do jornal Marca.
Esta já é a segunda condenação por racismo no país. A identidade do torcedor foi preservada após a condenação pelo crime contra a integridade moral dos jogadores do Real Madrid. Vale apontar, que além de ataques racista, o condenado também atacou a religião do zagueiro alemão, que é declaradamente islãmico.
Nota oficial do Real Madrid
“O Real Madrid, que junto com Vinicius Junior instaurou ação penal privada no processo, continuará trabalhando para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte.
O Real Madrid, por último, agradece a colaboração cidadã demonstrada pelo torcedor que, ao detectar os insultos condenados no fórum do jornal Marca, os levou ao conhecimento das autoridades e do nosso clube”.
Além dos oito meses de prisão, o torcedor também está proíbido de participar do forum do jornal por 20 meses. Destaca-se que a suspensão da pena de prisão ficou sujeita à participação do acusado num programa de igualdade de tratamento e não discriminação.