O sonho de assistir uma final da Libertadores ao vivo tem tirado o sono de muitos flamenguistas. Um grupo de torcedores que comprou um pacote de viagem com a empresa Outsider Tours, que na última segunda-feira, foi anunciada como nova patrocinadora e apoiadora dos canais digitais do Flamengo, recebeu uma mensagem da empresa que os deixou apavorados.
A mensagem enviada pela Outsider Tours era uma informativo sobre o cancelamento do voo marcado para a 1h desta quinta-feira e que estes clientes seriam realocados para outra data entre sexta e sábado, dia da decisão contra o Athletico-PR. A informação é do “GE”. A alegação do cancelamento seria o risco de erupção do vulcão Cotopaxi.
Comunicado da empresa:
“Tendo em vista e já noticiado em vários veículos de imprensa sobre o risco de erupção do vulcão Cotopaxi, localizado próximo a Quito, a subsidiária da empresa Latam, na qual tínhamos o contrato de fretamento para Guayaquil, veio a cancelar os aviões tendo em vista possibilidade de erupção, impossibilitando os voos na data de 27 de outubro de 2022, estamos trabalhando para acomodação do Voo, para os dias 28 e 29”.
Aí, foi que começaram os problemas. A Outsider Tours criou um grupo no Whatsapp com quem comprou o pacote e enviou o comunicado, mas apenas os administradores podiam enviar mensagens. Diante do caos, os torcedores passaram a enviar mensagens para as redes sociais da empresa, mas não obtiveram respostas. Horas mais tarde, , Fernando Sampaio, um dos sócios da Outsider Tours, enviou um vídeo para os afetados com o cancelamento e prometeu tomar todas as providências para resolver a situação.
“O motivo desse meu comunicado é avisar a vocês que tiveram problema no voo do dia 27, de 1h, que vocês vão ser realocados para voos no dia 27, às 10h40 da manhã e às 23h50. A gente fez de tudo depois de o nosso parceiro no fretamento não honrar com os compromissos que estavam acordados. Nossa equipe em breve entrará em contato com vocês, pedimos desculpa pelo transtorno e qualquer coisa é só nos procurar”.
Porém, para piorar a situação, a Latam enviou um comunicado para o “GE”, afirmando que não tem e nunca teve qualquer voo contratado pela Outsider para Guayaquil.
“A LATAM não fechou nenhum contrato com esta operadora para a final do torneio em Guayaquil. A LATAM, aliás, não programou nenhum voo regular ou fretado do Brasil para o Equador.”.
Torcedor criou grupo no Whatsapp com outros prejudicados
Segundo informações, cerca de 100 torcedores compraram o pacote e foram afetados com o cancelamento. Um deles, é Fernando Teixerense, que mora em Brasília e chegou ao Rio um dia antes do voo que estava marcado para a madrugada desta quinta-feira. Partiu dele a ideia de juntas todos os afetados para tentar resolver de alguma forma.
“Eles mandaram há pouco uma mensagem dizendo que o voo da turma que iria para 1h vai ser amanhã às 10h20, mas não informaram nem qual é a companhia e criaram um grupo em que ninguém pode falar. E ninguém da agência nos responde quando mandamos mensagens. Imagino que a demanda esteja alta, mas, como eles não respondem, a gente fica nessa insegurança.”
“Eu, que sou de Brasília, comprei esse pacote há algum tempo, e a informação é que o voo sairia do Galeão no dia 27, à 1h. Fiz todos os procedimentos, vim para o Rio um dia antes para organizar minha vida. Agora, faltando pouco mais de quatro horas, eles vieram com informação no WhatsApp no qual ninguém pode conversar, dizendo que a Latam ou a subsidiária da Latam que eles iam fretar o voo tinha cancelado o voo por causa do vulcão.”
Um das atitudes tomadas por Fernando foi procurar a Latam para saber o que estava acontecendo. O susto veio quando a empresa aérea disse que não existia voo agendado para 1h.
“Primeira coisa que fiz foi checar todos os voos que existiam no mundo para Guayaquil, porque isso é público, e vi que nenhum voo tinha sido cancelado, inclusive passando por cima do vulcão. Como jornalista, primeiro fiz contato com a assessoria de imprensa da Latam. E eles me disseram que em nenhum momento existiu nenhum voo fretado saindo do Galeão para Guayaquil. Isso me deixou assustado.”
“Criei um grupo com os clientes que estavam no grupo deles (Outsider). Mandei mensagem para a advogada da empresa, e ninguém me respondeu. E no grupo também ninguém me respondeu. Entendo que fretamento de voo é complexo e demanda outras confirmações, mas é preciso que se tenha transparência com os clientes porque é um serviço que foi pago. É preciso cumprir algumas regras de transparência para que as pessoas possam se planejar”, finalizou Fernando Teixerense.