O Chile enfrentou a Argentina nesta terça-feira (25/06), no MetLife Stadium, nos Estados Unidos, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América. Com Pulgar titular, a equipe estava segurando o 0 a 0. Entretanto, o volante saiu na reta final do segundo tempo e, aos 43, Lautaro Martínez fez o gol da vitória argentina por 1 a 0.
Jogador do Flamengo, Pulgar foi substituído aos 31 da segunda etapa, após atuar o jogo inteiro na estreia. O volante teve boa atuação. Acertou 26 dos 28 passes que tentou, o que equivale a 93% de aproveitamento.
Já na defesa foi onde o Pulgar mais se destacou. O atleta rubro-negro terminou com três desarmes, dois cortes, duas interceptações e uma finalização bloqueada. Além disso, o volante venceu quatro de seis duelos no chão que disputou.
Com o resultado, o Chile ficou com 1 ponto. Na última rodada, a Seleção Chilena encara o Canadá, segundo colocado com 3 pontos. A partida será no sábado (29/06), às 21h, no Exploria Stadium, em Orlando-EUA. Apenas a vitória classifica a equipe de Pulgar para as quartas de final.
Mesmo se vencer, há uma possibilidade do Chile não se classificar. Isso porque, neste momento, a seleção está empatada na última colocação com o Peru, com o mesmo saldo e gols próprios. Ou seja, se vencer o Canadá, a La Roja tem que torcer para os peruanos tropeçarem contra a Argentina – ou vencerem por uma diferença menor.