A Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que é o bloco de 18 clubes que negociam a criação de uma liga única com a Liga Forte Futebol do Brasil (LFF), que tem 26 clubes, divulgou na manhã desta terça-feira um documento oficializando seus critérios de divisão de receitas. Nesse sentido, o mesmo inclui o que a Libra chama de “cláusula de estabilidade”, cujo objetivo, de acordo com o documento, é resguardar “clubes que fazem maior concessão na formação da Liga (Flamengo e Corinthians)”.
Depois da divulgação dessa ‘cláusula de estabilidade’, o Presidente do Atlético-mg, fez questão de detonar os clubes ‘beneficiados’ pela emenda, justamente, Flamengo e Corinthians.
“O Flamengo recebeu R$ 170 milhões de pay-per-view. O Cuiabá, que foi o que menos ganhou, ganhou só R$ 146 mil. O Flamengo recebeu mil vezes mais. Com a Lei do Mandante, não justifica dar essa garantia. Um ponto que não concordamos, e é sensível, é que Flamengo e Corinthians querem uma garantia durante 5 anos de ganhar no mínimo o que eles ganham hoje”, declarou o senhor Sérgio Coelho, a rádio Itatiaia, de Minas.
A Liga Forte Futebol já recebeu proposta de um fundo de investimentos, que pretende comprar 20% da LFF, e tem dois cenários de pagamento: um com bloco de 40 clubes unido, e outro com os atuais 26 membros da “Forte Futebol”. Tal proposta será votada nos conselhos deliberativos dos respectivos associados.