Pedro se aproxima de Gabigol em artilharia no novo Maracanã

Camisa 9 precisa de 2 gols para passar seu companheiro de time

(Foto: Gilvan de Souza)

Com uma média impressionante de um gol por jogo em 2024, Pedro, camisa 9 do Flamengo, entrará em campo neste sábado contra o Madureira com a possibilidade de alcançar mais uma marca positiva. Além de buscar a conquista da Taça Guanabara, Pedro almeja também o posto de artilheiro do novo Maracanã. Desde a última reforma do estádio, em 2013, apenas um jogador marcou mais gols do que ele: seu companheiro de equipe, Gabigol.

A diferença entre Pedro e Gabigol é mínima. Gabigol, que desde 2020 ostenta o título de maior goleador do estádio pós-reforma, acumula 77 gols, a maioria deles com a camisa do Flamengo (74, enquanto os outros três foram pelo Santos). Já Pedro, criado nas categorias de base do Fluminense, soma 65 gols vestindo as cores rubro-negras e 11 com a camisa do Fluminense.

Os números de gols de Pedro e Gabigol pelo Flamengo no Maracanã são muito próximos. A média de gols do camisa 9 é de 0,56 (65 em 116 partidas), enquanto a de Gabigol é de 0,51 (74 em 144 jogos).

Atualmente vice-artilheiro do Campeonato Carioca, com sete gols em sete jogos, Pedro balançou as redes três vezes no Maracanã em 2024. Embora tenha ficado sem marcar nos clássicos contra Vasco e Botafogo, o atacante emplacou uma sequência de gols contra Volta Redonda, Boavista e Fluminense.

Com seu gol no último Fla-Flu, no qual também deu uma assistência de letra para Everton Cebolinha, Pedro se aproximou de Gabigol na corrida pela artilharia. Em relação aos jogadores abaixo dele na lista, a vantagem de Pedro é considerável. O terceiro colocado na lista de artilheiros é Bruno Henrique, com 53 gols (um deles pelo Santos). Depois do trio rubro-negro, vêm os tricolores Cano e Fred, com 52 (dois gols pelo Vasco) e 45 (três gols pela Seleção), respectivamente.