Paulo Sousa é apresentado e diz: ‘Elenco tem qualidade, precisa de mais compromisso e trabalhar mais’

Treinador assinou com o Flamengo por dois anos

Foto: Reprodução

O técnico do Flamengo, Paulo Sousa, foi oficialmente apresentado, na tarde desta segunda-feira, no Ninho do Urubu. O comandante rubro-negro concedeu entrevista no Ninho do Urubu e falou sobre a oportunidade de treinar um clube do tamanho do Mais Querido.

“Primeiro, agradecer ao presidente por essa oportunidade. Marcos e Bruno que estiveram presentes em várias horas de reunião. É importante conhecer a pessoa. Me conhecer como pessoa, líder, ideias, como interajo com staff, o que sabia do elenco. Agradecer a oportunidade porque é uma que nem sempre aparece na vida do treinador. Representar um clube como Flamengo, liderar esse processo ainda mais com a alma da torcida. Quero ver nossa equipe conectada com a torcida, nas vitórias e na qualidade de jogo. Agradeço todo o carinho e amor de todas as formas. Estejam cientes de que tudo, da minha parte e do meu staff, faremos para privilegiar esse clube”.

Paulo Sousa era treinador da Seleção Polonesa e mesmo com chances de disputar a Copa do Mundo do Catar, optou por aceitar o desafio de treinar o Flamengo. O português falou sobre essa decisão.

“O presidente falou bem o que realmente verificou na conversa que nós tivemos. Entusiasmo, a grandeza do clube, a possibilidade de ganhar títulos com o nosso clube e poder continuar a escrever outras páginas que fiquem bem marcadas. Quero estar presente na historia.”

Quando questionado sobre o elenco, disse que o Flamengo tem um dos melhores planteis, se não o melhor, da América do Sul. O comandante também comentou sobre dar mais oportunidades para Pedro.

“O nosso elenco, para mim, um dos melhores, penso que vai melhorar muito com os jogadores que já temos no elenco. O clube tem feito trabalho excelente em relação a qualidade do jogador para ter um perfil de futebol que permita ganhar jogos, títulos. oram identificadas algumas posições e com a necessidade de nos mantermos em alto nível. Mas, neste momento, o elenco tem qualidade para conseguir as vitórias.”

“Em relação ao Pedro e o Gabi, não só eles, temos três avançados muito fortes. Só depois de interagirmos podemos tomar decisões. Em outros clubes, integrei três avançados e penso também em fazer, em vários jogos desde o início e tb no decorrer do jogo. Estou a falar do Bruno Henrique, ele é muito forte. gosto de ver minhas equipes criarem oportunidades de gols e são 3 jogadores que podem concretizar. Quero criar uma dinâmica que nos permita fazer realmente muitos gols.”

Foto: Reprodução

Paulo Sousa falou sobre o esquema tático e jogo posicional, que gosta de utilizar. Relatou que vai precisar da ajuda dos atletas para trabalhar bastante isso e comentou sobre a possibilidade de escalar a equipe com três zagueiros.

“Para mim o esquema tático não são dinâmicas, são estáticos. Quem dá qualidade ao jogo são os protagonistas. O sistema não é o mais importante para mim e vamos procurar fazer entender, temos jogadores inteligentes, com capacidade de fazer entender a ocupação do espaço”.

“Sim com três zagueiros, com dois zagueiros. Mas o importante é termos capacidade de baixar as linhas do adversário. Eu e meu staff temos certeza que pela inteligência dos nossos jogadores vão se adaptar rapidamente na nossa ideia de jogo”.

Thiago Maia revelou que estava prestes a sair do Mais Querido e que uma conversa por videoconferência com o novo comandante o fez mudar de ideia.

“O Thiago Maia é um jogador que tínhamos uma opção de compra, que já estava no clube. Penso que o clube estava presente e o apoiava. Dentro das suas características é um jogador do Arão e do Andreas.”

Foto: Reprodução

Paulo Sousa, sobre sucesso de técnicos portugueses: “A nossa escola é exigente. Com poucos recursos temos que ser criativos para podermos evoluir. Nossa escola é forte, com boa gestão de recursos humanos”.

Ser técnico do Flamengo é uma tarefa muito difícil. O português comentou sobre a pressão de trabalhar em um clube dessa dimensão.

“A pressão no Flamengo é diária, e pelo investimento do clube é para conquistar títulos. Eu quero viver essa pressão, temos uma torcida muito exigente. A melhor forma é jogar bem e ganhar jogos, sabemos que terá momentos que não estaremos bem, mas precisamos ganhar. Queremos ter cada vez mais o nosso torcedor presentes e orgulhosos, no almoço o nosso presidente falou sobre a energia das pessoas após o título da Libertadores. E é isso que queremos viver”.

O treinador confirmou que a diretoria rubro-negra está procurando um goleiro para reforçar o elenco e comentou sobre Hugo Souza.

“Penso que tenho goleiros com capacidade e experiência. Menos experiência é Hugo, mas com um grande potencial. O Hugo já presenciou algumas coisas, tem um potencial extraordinário. Juntamente com nosso responsável de goleiros, uma grande parte de treinos, vão incentivar esse melhoramento de tomada de decisão.”

O Flamengo sofreu muito com as contusões na temporada passada. Rodrigo Caio foi o atleta que ficou mais tempo no departamento médico. O treinador falou sobre o que pretende fazer parar reduzir as contusões.

“Em todas as equipes que tivemos, eu e meu estafe, sempre fomos equipes com poucas lesões. Há uma forte integração do meu estafe com pessoas do clube de muita qualidade. Vai haver mais integração de qualidade e podemos servir ao atleta e reduzir as lesões. Existe o treino invisível, que vai além daqui do CT. É a importância da recuperação. A recuperação faz parte do processo. É uma atitude individual e possamos que eles entendam.”

Paulo Sousa também falou de Arrascaeta: “É de grande importância e de muita capacidade, qualidade… Temos ideias para falar com ele, para perceber a receptividade dele, mas no campo teremos um conhecimento maior dele.”

O português também comentou sobre as grandes promessas das categorias de base.

“Matheus França, Lázaro e outros tem muita qualidade. Precisam fazer bem a integração da base para o profissional. Alguns jovens acham que só de chegarem ao profissional já estão feitos. Mas precisam trabalhar duro para se manter e crescer. “A categoria de base tem que estar em condições para corresponder as exigências do nosso clube, críticos e analistas vão fazer críticas. Mas estaremos preparados.”

Paulo Sousa opina sobre o calendário: “A categoria de base tem que estar em condições para corresponder as exigências do nosso clube, críticos e analistas vão fazer críticas. Mas estaremos preparados. O calendário é cumprido, mas o clube é acostumado a vitórias. Todos serão utilizados e exigidos, mas precisam estar preparados para quando exigidos estar em totais condições de manter a alta performance”.

O comandante rubro-negro finalizou elogiando a excelente estrutura de treinamentos que o Flamengo proporciona para o elenco trabalhar.

“Todos pedidos têm sido e vai nos ajudar a estar presente. A infraestrutura é uma das melhores do mundo. Temos tudo para pedir o máximo dos jogadores. Em termo de estrutura, não podemos pedir melhor. Agora é trabalhar para dar alegria aos torcedores”.