‘Passou pela barreira’! Há 22 anos Rodrigo Mendes ‘inaugurava’ era de conquistas sobre o Vasco

Fla conquistou sete títulos sobre rival neste século.

'Passou pela barreira'! Há 22 anos Rodrigo Mendes 'inaugurava' era de conquistas sobre o Vasco
Rodrigo Mendes foi o herói improvável da conquista. Foto: Reprodução Internet.

Quando enfileira títulos nos dias de hoje, o torcedor do Flamengo mais novo tem certa dificuldade em compreender a importância de uma conquista alcançada há 22 anos trás com gol de Rodrigo Mendes aos 31 do segundo tempo.. Se hoje em dia derrotar o rival Vasco é quase uma questão protocolar, em 19 de junho de 1999 foi uma autêntica façanha. Apesar de ter no grupo nomes como Romário e Athirson, o herói da conquista foi Rodrigo. Contestado pela torcida, Rodrigo marcou o gol de falta que deu o título ao rubro-negro, impedindo o bicampeonato vascaíno.

Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/

A disputa do Estadual de 1999 parecia ser uma mera formalidade para o Vasco, como é para o Fla hoje. Vice-campeão mundial, campeão da Libertadores e campeão carioca no ano anterior, o rival vivia o melhor período de sua história. Tanto que antes do início da disputa, o sempre provocador dirigente vascaíno Eurico Miranda provocou os rivais dizendo que a disputa era para saber quem seria o vice do Vasco.

O Estadual de 1999 foi disputado por 10 equipes, que disputariam dois turnos. Os campeões de cada turno fariam a decisão e se houvesse um clube ganhando os dois ele se sagraria campeão sem a necessidade de uma final. Na Taça Guanabara Flamengo e Vasco chegram à ultima rodada rigorosamente empatados em pontos. O Vasco por ter o melhor saldo de gols jogaria pelo empate para garantir o título. Entretanto o então campeão da América foi atropelado pelo Fla, 2 a 1, gols de Athirson e Romário. Flamengo garantido na final.

* Leia tudo sobre Flamengo x Bragantino neste sábado

Para a Taça Rio, o Vasco trazia de volta um dos grandes ídolos de sua história: Edmundo. Depois de abandonar a Fiorentina para desfilar pelo Salgueiro no carnaval, Edmundo chegava como grande reforço da temporada. De fato o Vasco se impôs na Taça Rio e com uma vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo na última rodada (com dois gols de Edmundo) garantiu a vaga na grande decisão.

'Passou pela barreira'! Há 22 anos Rodrigo Mendes 'inaugurava' era de conquistas sobre o Vasco
Capa do Jornal do Brasil após conquista enaltecia entrega do Fla.

O Vasco teria a vantagem de dois resultados iguais por ter somado 45 pontos nos dois turnos contra 43 do Fla. Na partida de ida tudo igual: Fábio Baiano marcou para o Fla e Edmundo para o Vasco. Na segunda partida decisiva, o Vasco se sagraria bicampeão com um simples empate.

O Rio de Janeiro só falava em um assunto no dia 19 de junho de 1999: o duelo Romário x Edmundo. Inimigos declarados à época, os dois duelavam pelo posto de rei do Rio. Romário era dúvida para decisão, mas acabou jogando. Mas como o futebol é caprichoso, o herói da decisão não foi nem um, nem outro. Foi Rodrigo Mendes.

'Passou pela barreira'! Há 22 anos Rodrigo Mendes 'inaugurava' era de conquistas sobre o Vasco
O Globo destacava em sua cobertura a guerra entre Romário e Edmundo.

O jogo foi nervoso e os rubro-negros perderam Romário com pouco mais de 15 minutos, vítima de uma contratura muscular. Precisando do resultado, o Fla partiu pra cima no segundo tempo e acabou premiado pela coragem. Aos 31 minutos da etapa final, Rodrigo Mendes cobrou falta, a bola desviou em Nasa e minou qualquer possibilidade de defesa do goleiro Carlos Germano. Os vascaínos não sabiam, mas naquele dia iniciariam um calvário em jogos decisivos contra o Flamengo que perdura até hoje.

A conquista do Estadual de 1999 seria a primeira do quarto tricampeonato carioca alcançado pelo Fla. As três conquistas foram em cima do Vasco. De 1999 pra cá o Fla ganhou do Vasco os cariocas de 2000, 2001, 2004, 2014 e 2019. Além da conquista da Copa do Brasil em 2006. Em final direta o Fla não derrotava o Vasco desde 1988, curiosamente a última decisão (exceto turnos) vencida pelo Vasco sobre o Fla.