Paraguai vence Bolívia com Piris da Motta de titular

Jogador do Flamengo foi titular na vitória da Seleção paraguaia, mas foi substituído aos 12 minutos do segundo tempo

Paraguai vence Bolívia
Créditos: Foto / Reprodução

Paraguai venceu a Bolívia nesta segunda-feira, por 3 a 1, pela primeira rodada do grupo A, da Copa América, no Estádio Olímpico de Goiânia. Piris da Motta, volante que retornou ao Flamengo após empréstimo ao Gençlerbirligi, da Turquia, foi titular e atuou com a camisa 26. Inclusive, Piris foi o pivô da expulsão do jogador boliviano Cuéllar, que recebeu o segundo amarelo após entrada forte no paraguaio.

Paraguai jogou o primeiro tempo de uma forma avassaladora. Com um minuto da primeira etapa da partida, a seleção paraguaia chegou com perigo duas vezes ao gol boliviano. A primeira tentativa com um chute de longe do Arzamendia, obrigando o goleiro Cordano a espalmar a bola para escanteio. Logo em seguida, Ángel Romero completa cruzamento de primeira e a bola passa próximo ao gol. Aos quatros minutos, de novo Ángel Romero chutou cruzado e a bola passou por todo mundo, saindo pela linha de fundo. Apesar da pressão paraguaia, Bolívia abriu o placar aos nove minutos. Na primeira chegada da equipe boliviana ao ataque, Diego Bajanaro finaliza de primeira e a bola toca na mão do Arzamendia dentro da área, o árbitro marcou pênalti. Saavedra cobrou e abriu o placar.

A partida continuou bem movimentada. Com 16 minutos, Romero respondeu com outro chute de longa distância e a bola passou bem próximo ao gol boliviano. Aos 18 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Paraguai, após o goleiro derrubar Ávalos dentro da área, mas voltou atrás após o VAR assinalar impedimento do Ángel Romero no início da jogada. Paraguai não parava de atacar. No minuto 24, duas finalizações seguidas , uma do Almirón e de novo Romero que pararam nas mãos de Cordano.

Aos 31 quase o empate. Ávalos completou de cabeça após jogada de escanteio, o goleiro já estava fora da jogada, mas a bola passa por cima. De novo Ávalos, de cabeça, quase empata a partida aos 35 minutos. Paraguai tentou a todo custo, mas o gol não saía. Ainda deu tempo para Alejandro Romero perder um gol inacreditável no fim do primeiro tempo, aos 42. Aos 53, Cuéllar é expulso após entrada forte no volante Rubro-Negro, Piris da Motta.

O jogo era de ataque contra defesa. Paraguai voltou com tudo na segunda etapa e logo aos três minutos Ávalos finalizou dentro da área, mas a bola desvia na marcação e toca na rede, mas do lado de fora. Aos nove, Sánches pega de primeira após cruzamento do Arzamendia e chuta por cima. Aos 12, Piris da Motta foi substituído. Aos 16 minutos enfim Paraguai chegou ao empate com Alejandro Romero Gamarra. O jogador chutou da entrada da área e marcou um belo gol, igualando o placar. Bolívia não aguentou a pressão, e no lance seguinte a seleção Paraguaia virou a partida. Ángel Romero, que fez uma boa partida, pegou a sobra após rebatida do goleiro e empurrou para o fundo da rede.

Mesmo com a virada, a avalanche vermelha e branca continuou. Aos 22 e aos 23 duas finalizações perigosas. Almirón chutou da entrada da área e Cordano defendeu, e Richard Sánches arriscou de muito longe, para o goleiro defender em dois tempos. Faltando 10 minutos para o fim da partida, Ángel Romero ampliou o resultado. O atacante recebe bola lançada por Ávalos e emenda com chute cruzado e faz seu segundo gol na partida, fechando o placar em 3 a 1 para os paraguaios. O gol chegou a ser analisado pelo VAR, mas foi confirmado.

Paraguai não vencia uma partida de Copa América desde 2015, quando havia vencido a Jamaica na competição. Agora, a Seleção vermelha e branca folga nesta rodada e só volta a jogar contra a Argentina, dia 21/06, às 21h, no Mané Garrincha.