Paraguai venceu a Bolívia nesta segunda-feira, por 3 a 1, pela primeira rodada do grupo A, da Copa América, no Estádio Olímpico de Goiânia. Piris da Motta, volante que retornou ao Flamengo após empréstimo ao Gençlerbirligi, da Turquia, foi titular e atuou com a camisa 26. Inclusive, Piris foi o pivô da expulsão do jogador boliviano Cuéllar, que recebeu o segundo amarelo após entrada forte no paraguaio.
Paraguai jogou o primeiro tempo de uma forma avassaladora. Com um minuto da primeira etapa da partida, a seleção paraguaia chegou com perigo duas vezes ao gol boliviano. A primeira tentativa com um chute de longe do Arzamendia, obrigando o goleiro Cordano a espalmar a bola para escanteio. Logo em seguida, Ángel Romero completa cruzamento de primeira e a bola passa próximo ao gol. Aos quatros minutos, de novo Ángel Romero chutou cruzado e a bola passou por todo mundo, saindo pela linha de fundo. Apesar da pressão paraguaia, Bolívia abriu o placar aos nove minutos. Na primeira chegada da equipe boliviana ao ataque, Diego Bajanaro finaliza de primeira e a bola toca na mão do Arzamendia dentro da área, o árbitro marcou pênalti. Saavedra cobrou e abriu o placar.
A partida continuou bem movimentada. Com 16 minutos, Romero respondeu com outro chute de longa distância e a bola passou bem próximo ao gol boliviano. Aos 18 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Paraguai, após o goleiro derrubar Ávalos dentro da área, mas voltou atrás após o VAR assinalar impedimento do Ángel Romero no início da jogada. Paraguai não parava de atacar. No minuto 24, duas finalizações seguidas , uma do Almirón e de novo Romero que pararam nas mãos de Cordano.
Aos 31 quase o empate. Ávalos completou de cabeça após jogada de escanteio, o goleiro já estava fora da jogada, mas a bola passa por cima. De novo Ávalos, de cabeça, quase empata a partida aos 35 minutos. Paraguai tentou a todo custo, mas o gol não saía. Ainda deu tempo para Alejandro Romero perder um gol inacreditável no fim do primeiro tempo, aos 42. Aos 53, Cuéllar é expulso após entrada forte no volante Rubro-Negro, Piris da Motta.
O jogo era de ataque contra defesa. Paraguai voltou com tudo na segunda etapa e logo aos três minutos Ávalos finalizou dentro da área, mas a bola desvia na marcação e toca na rede, mas do lado de fora. Aos nove, Sánches pega de primeira após cruzamento do Arzamendia e chuta por cima. Aos 12, Piris da Motta foi substituído. Aos 16 minutos enfim Paraguai chegou ao empate com Alejandro Romero Gamarra. O jogador chutou da entrada da área e marcou um belo gol, igualando o placar. Bolívia não aguentou a pressão, e no lance seguinte a seleção Paraguaia virou a partida. Ángel Romero, que fez uma boa partida, pegou a sobra após rebatida do goleiro e empurrou para o fundo da rede.
Mesmo com a virada, a avalanche vermelha e branca continuou. Aos 22 e aos 23 duas finalizações perigosas. Almirón chutou da entrada da área e Cordano defendeu, e Richard Sánches arriscou de muito longe, para o goleiro defender em dois tempos. Faltando 10 minutos para o fim da partida, Ángel Romero ampliou o resultado. O atacante recebe bola lançada por Ávalos e emenda com chute cruzado e faz seu segundo gol na partida, fechando o placar em 3 a 1 para os paraguaios. O gol chegou a ser analisado pelo VAR, mas foi confirmado.
Paraguai não vencia uma partida de Copa América desde 2015, quando havia vencido a Jamaica na competição. Agora, a Seleção vermelha e branca folga nesta rodada e só volta a jogar contra a Argentina, dia 21/06, às 21h, no Mané Garrincha.