Palmeiras tem queda de rendimento nas vésperas da final da Libertadores

Equipe paulista vem de três derrotas consecutivas e ainda encara o Galo antes da decisão com o Flamengo

(Foto: Reprodução/Cesar Greco/Palmeiras)

Faltam 5 dias para a grande decisão da Libertadores. Desde a partida de volta da semifinal, se passaram praticamente dois meses e, neste período, Flamengo e Palmeiras viveram momentos opostos, todos com altos e baixos. Se a final fosse no fim de semana seguinte da semi, o Mais Querido era amplo favorito. Entretanto, depois o rubro-negro passou por uma crise e o alviverde a viveu grande fase, se tornando o principal candidato ao título. Mas, na última semana, a equipe paulista teve uma queda de rendimento, enquanto a carioca voltou a jogar bem.

No período da semifinal da Libertadores contra o Atlético-MG, o Palmeiras não estava na melhor fase e o técnico Abel Ferreira vivia momentos de pressão. O time tinha apenas 3 vitórias nos 9 jogos anteriores a primeira partida e o Galo era amplo favorito. Além disso, depois de empatar em casa sem gols na ida, quando apenas se defendeu, o alviverde perdeu o clássico para o Corinthians, aumentando ainda mais a tensão, mas conseguiu se classificar com outro empate, devido ao critério de gols marcados fora de casa. Após a conquista, a equipe continuou mal e não venceu os 4 duelos seguintes, com 2 empates e 2 derrotas.

Entretanto, a partir do dia 17 de outubro, na partida contra o Inter, o Palmeiras passou a viver um grande momento, que durou praticamente 1 mês, justamente no período em que o Flamengo caiu bastante de rendimento. Nesta fase, o alviverde disputou 6 jogos e conseguiu 6 vitórias, com 14 gols marcados e apenas 3 sofridos. A equipe, inclusive, chegou a assumir a segunda colocação do Campeonato Brasileiro, ultrapassando o Mais Querido. Mas, no dia 14 de novembro, há 8 dias, o time passou a ter uma queda de rendimento. Primeiro, perdeu para o Fluminense de virada no Maracanã, por 2 a 1. Em seguida, com os reservas, teve outra derrota, dessa vez no clássico para o São Paulo, por 2 a 0. Já no último sábado, os titulares voltaram, só que perderam para o Fortaleza por 1 a 0.

No jogo contra o Fortaleza, inclusive, o nível de nervos da equipe palmeirense subiu bastante. O goleiro Weverton e o zagueiro capitão Gustavo Gómez chegaram a discutir de forma forte durante a partida. Antes da viagem para a grande final, o Palmeiras tem mais um confronto. A equipe enfrenta o Atlético-MG na terça-feira (23/11), às 21h30, em casa, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Abel Ferreira deve escalar o time inteiro reserva para o duelo, justamente para preservar os titulares para a decisão contra o Flamengo, que será disputada no sábado (27/11), às 17h, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.