A temporada do Flamengo de 2023 é um grande desastre. O Mais Querido entrou com expectativas altas em todos os torneios, afinal, era o atual campeão Brasileiro e da Copa do Brasil. Entretanto, decepcionou em todos, não conquistando nenhum título.
Um dos grandes retratos dessa temporada é o fato de que o jogador com mais minutos pelo Flamengo no ano foi Thiago Maia. O volante, que foi bem importante em 2022, está tendo um 2023 muito ruim. Ainda assim, disputou 64 partidas, com 4.313 minutos.
Essa alta minutagem do Thiago Maia escancara um problema gigante no elenco do Flamengo. O problema não é ter um jogador em má fase. Mas, o fato de ele não ter tido um substituto ao longo de todo o ano.
Por boa parte da temporada, Thiago Maia foi titular ao lado de Gerson e, depois, Pulgar. A diretoria até tentou contratar Allan para o lugar do volante, mas o jogador não conseguiu ter boas atuações e se manter saudável.
Quando finalmente Tite optou por tirar Thiago Maia do time, Pulgar ficou suspenso. Sem opções no banco, teve que colocá-lo novamente. Resultado: mais uma péssima atuação e derrota do Flamengo por 3 a 0, perdendo as chances de título.
Para a próxima temporada, dentre muitas coisas, reformular a posição de volante é fundamental. É preciso contratar pelo menos mais dois, um deles sendo primeiro volante.