‘O Rubro-negro vai se arrumando de trás para frente’, afirma jornalista sobre o início de Tite

Em texto publicado em seu blog, o jornalista André Rocha analisou a vitória do Mais Querido

Enquanto recorre da decisão, Flamengo estrutura local de treino para Gabigol
(Foto: Paula Reis / CRF)

O “Clássico dos Milhões” entre Flamengo e Vasco no Maracanã foi um grande jogo que atraiu o maior público da temporada, com quase 70 mil espectadores no estádio. O técnico Tite elogiou a partida pós-jogo, destacando que somente durante os 90 minutos, pareceram várias partidas em uma, devido à alternância de domínio, com o Vasco geralmente superior. O goleiro Rossi foi o destaque do jogo, fazendo sete defesas diante das 17 finalizações do Vasco. A análise da partida foi realizada pelo jornalista André Rocha, em texto publicado em seu blog.

O técnico Ramon Díaz surpreendeu ao fazer ajustes na formação do Vasco, com Paulinho pela direita para marcar Ayrton Lucas e Gabriel Pec pela esquerda para atacar Wesley, contando com o auxílio de Piton. O Vasco pressionou o Flamengo com um jogo direto, duelos e disputas aéreas. O Flamengo, que teve 47% de posse de bola e dez finalizações, conseguiu não se desestruturar mentalmente diante dessa pressão e competiu com o Vasco. O time deu sinais de adaptação ao estilo do Vasco na segunda metade do primeiro tempo e teve chances de marcar, incluindo uma cabeçada de Fabrício Bruno que atingiu a trave e uma grande defesa de Léo Jardim em um chute do mesmo zagueiro.

Houve a impressão de que Bruno Henrique e Pedro estavam sendo subaproveitados em suas posições, com Bruno Henrique muito aberto pela esquerda e Pedro não acelerando as transições ofensivas. Tite fez a substituição de Bruno Henrique por Luiz Araújo, e o gol da vitória veio de um rebote do chute de Gérson. O Flamengo conseguiu segurar a pressão do Vasco após a vantagem e demonstrou a capacidade de administrar vitórias. O Flamengo sob o comando de Tite busca se organizar defensivamente antes de trabalhar na melhoria das jogadas ofensivas. O time, com duas vitórias em dois jogos, mantém a terceira colocação na tabela e reduz a diferença para o líder Botafogo. Tite compreende que as vitórias tornam o processo de evolução mais tranquilo.