O técnico Jorge Sampaoli expressou satisfação com a vitória do Flamengo sobre o Santos, afirmando que o time ganhou como treinou. Ele destacou a evolução da equipe em relação ao jogo anterior, no qual aprenderam a defender com mais jogadores e encontrar linhas de passe. O desempenho no confronto contra o Santos refletiu o trabalho realizado durante a data Fifa, com 67% de posse de bola e 716 passes trocados.
A expectativa interna é que essa evolução continue gradualmente nos próximos jogos. Bruno Spindel, diretor executivo do Flamengo, fez coro às declarações de Sampaoli, e explicou a importância de atingir o ápice físico, tático e técnico ao longo da temporada. Ele enfatizou a necessidade de manter um nível alto de desempenho, tanto no Campeonato Brasileiro quanto nas competições de mata-mata.
“O mais importante é que o ápice físico, tático e técnico ocorra ao longo da temporada. O que a gente sempre fala aqui é: o mais importante é como termina e não como começa. Tem que manter um nível muito alto durante a temporada e chegar nesse nível no final da temporada. O Brasileiro é um campeonato de pontos corridos, que, como qualquer competição desse formato, se decide ao longo do campeonato inteiro. Mas você tem que manter uma progressão de performance, chegar em um nível muito alto no fim, que também é o momento em que se decidem as competições de mata-mata” afirmou em entrevista ao portal GE.
A temporada tem sido desgastante para o Flamengo, que já disputou sete competições até o momento. Com 41 jogos, o time acumula uma grande carga de viagens e horas de deslocamento. A média é de apenas três folgas por mês, e os jogadores tiveram que esperar 30 dias para ter o primeiro dia de descanso sob o comando de Sampaoli.
Apesar do desgaste, o Flamengo segue na disputa pelo título brasileiro, está nas quartas de final da Copa do Brasil e busca a classificação para as oitavas da Libertadores. A mentalidade do clube é sempre buscar a vitória e conquistar todos os campeonatos em disputa. A cobrança interna é alta, e todos estão dispostos a fazer os sacrifícios necessários para alcançar os objetivos.