Novo protocolo do Brasileirão permite uma substituição extra em caso de concussão

Arbitragem definida! CBF decide quem apita partida entre São Paulo x Flamengo
Foto: Reprodução

O novo protocolo da CBF, que permite uma substituição extra em casos de concussão, já está em vigor nas séries A e B do Campeonato Brasileiro e poderá ser acionado a partir dos jogos deste sábado (13).

Nesses casos, a troca de jogador não será contabilizada, e cada equipe terá direito a apenas uma substituição por partida. A escolha das séries A e B se deve à presença do VAR em todas as partidas, facilitando a identificação de possíveis lesões.

O VAR será responsável por apresentar um questionário indicando o problema e o tratamento ao jogador lesionado, seguindo as orientações adotadas nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Antes do início da partida, a equipe de arbitragem entregará ao médico um cartão vermelho, que será utilizado para a substituição por concussão. O cartão será mostrado ao árbitro no momento da troca do atleta. Após o jogo, o médico devolverá o cartão e preencherá um questionário detalhando os sintomas identificados e o tratamento realizado com o atleta.

O Dr. Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF, comemorou a implementação do novo protocolo, destacando que é uma conquista buscada desde 2015.