Na busca da viabilização do projeto da casa própria, a diretoria do Flamengo não planeja mudar os clássicos cariocas para o novo estádio. De acordo com a apuração do jornalista Rodrigo Mattos, do site “UOL”, o Rubro-Negro pretende manter as partidas contra Vasco, Botafogo e Fluminense no Maracanã.
Esta pelo menos é a ideia inicial dos dirigentes. Vale lembrar, que o Flamengo venceu junto com o Fluminense a licitação do Maracanã. Assim, a administração do estádio pelos próximos 20 anos é de responsabilidade dos dois clubes. Isto inclui um número de jogos mínimo sediados no local durante toda a temporada.
Além deste cenário, a diretoria também recebeu recomendações de manter os clássicos no Maracanã devido ao medo de depredação do patrimônio do clube. Determinada prática acontece entre as torcidas em partidas de rivais. Por isso, o Flamengo deve adotar uma postura cautelosa sobre o assunto.
O estádio
A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou nesta semana o processo de desapropriação do terreno do Gasômetro. O Rubro-Negro não conseguiu chegar em um acordo com o fundo da Caixa Econômica Federal pela compra do local de desejo para a construção do estádio. A ajuda do poder público tem sido diferencial para as esperanças da realização do sonho do clube.
As pretensões do Flamengo é construir a casa própria com capacidade de até 80 mil lugares. A obra ficará no centro do Rio de Janeiro, na Zona Portuária. A ideia do clube e do poder público e ter o estádio como um dos cartões portais da cidade.