‘No Flamengo, a forma como você vive o futebol é diferente, então o Paulo teve que se adaptar’, diz Filipe Luis

Camisa 16 participou de um quadro na 'FlaTV' e comentou sobre o trabalho do Mister

Filipe Luis 'No Flamengo, a forma como você vive o futebol é diferente, então o Paulo teve que se adaptar', diz Filipe Luis
Foto: Flamengo / Gilvan de Souza

Mesmo com a idade avançada em termos futebolísticos, Filipe Luis é indiscutivelmente um dos principais jogadores do Flamengo, principalmente neste início da temporada 2022. O camisa 16 lidera algumas estatísticas importantes como o maior número de passes certos e desarmes, em uma equipe recheada com atletas de alto nível, deixando claro que é uma peça de extrema importância no esquema tático de Paulo Sousa.

Nessa quarta-feira (9), Filipe participou do programa ”Resenha de Craque”, da ”FlaTV”, e respondeu algumas perguntas sobre o Campeonato Carioca, o trabalho e o sistema de jogo com várias variações do treinador português do Rubro-Negro.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Desempenho no Campeonato Carioca

Na opinião do lateral esquerdo, apesar do Fla ter terminado a Taça Guanabara na segunda colocação, pela superioridade técnica do elenco do Mais Querido em relação ao outros clubes do Carioca, o Clube da Gávea tinha de tudo para conquistar a primeira posição do torneio. Além disso, o camisa 16 também comentou suas expectativas para o duelo, que será contra o terceiro colocado da competição, Botafogo ou Vasco.

”Toda competição que a gente entra queremos classificar em primeiro. Não vejo problema em falar isso, mas acho que o nosso time é superior apesar de não termos feito a melhor campanha da Taça Guanabara. Temos time para ter feito essa melhor campanha.”, disse Filipe Luis.

”Na semifinal, como vai ser o Vasco ou o Botafogo, vai ser um jogo complicado. Vai ser um jogo muito aguerrido, parado e com muitas faltas. É o tipo de jogo que a gente tem que pensar apenas em botar a bola em jogo, quanto mais tempo a bola estiver em campo, rolando, vai ser melhor para a gente. É só pensar nisso, e pensar em fazer os nossos gols e sermos superiores que temos grandes chances de chegar a final”, completou.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

Esquema tático com três zagueiros

Para Filipe Luis, por se tratar de uma mudança brusca em relação ao estilo de jogo que o Flamengo costumava jogar, ainda é necessário tempo para todos os atletas conseguirem entender as ideias de Paulo Sousa, principalmente em um conceito onde existe várias variações de formação durante as partidas.

”Sempre que há uma mudança, não importa se é com a diretoria, jogadores, treinadores, com sistemas de jogo e formas de jogar, pensamentos ou conceitos táticos, é difícil. Mudanças são muito complicadas e uma mudança de sistema requer tempo para entendermos os conceitos, muita gente (do elenco) nunca tinha jogado nesse sistema do 3-4-3, ou do 3-5-2, dentro dessas variantes que tem dentro do jogo. Então só o tempo vai nos dar esse conhecimento, porque não é a mesma coisa jogar nesse sistema contra um 4-4-2, 4-3-3, o sistema tem prós e contras, e todo mundo sabe disso. E isso é o que a gente vem melhorando.” comentou o lateral esquerdo.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Trabalho de Paulo Sousa

O craque e ídolo do Flamengo acredita que pela grandeza do clube, até mesmo o novo treinador teve que se adaptar a essa imensa pressão exercida pela Nação Rubro-Negra. O camisa 16 afirma que o Mengão não irá desempenhar sempre boas partidas, que apesar do time comandado por Paulo Sousa estar engrenando, atuações medianas e ruins serão inevitáveis, contudo, os jogadores precisam se esforçar para garantir sempre a vitória do Mais Querido.

”Quando uma pessoa de fora, como foi o meu caso, e entra no Flamengo pela primeira vez, a gente não sabe aonde nós estamos entrando, a grandeza desse clube, aqui tudo se magnifica muito mais do que a gente acha. A gente sabe que o Flamengo é gigante e que tem muitos torcedores, mas aqui dentro, a forma como você sente e vive o futebol ela é completamente diferente, a intensidade é muito grande. Então até o Paulo teve que se adaptar com certeza, é um cara novo com muitos jogadores.”, disse Filipe Luis.

”Mas acredito que o time está indo pelo caminho certo, não é fácil, tem muitas variantes dentro do sistema, vão ter jogos bons, jogos não tão bons e vão ter jogos ruins. O importante é que o Flamengo busque sempre o mesmo objetivo, que é vencer. Vencer dando um espetáculo, as vezes não tanto, mas a vitória é o que realmente importa.”, finalizou.