‘Nível de jogo do Flamengo dos últimos meses foi se deteriorando’, diz Carlos Eduardo Mansur

Segundo jornalista, Renato Gaúcho investiu demais num personagem e, agora, paga um preço por isso

Renato se despede do Flamengo nas redes sociais: Não faltou garra e empenho
Renato Gaúcho em treino em Montevidéu, no Uruguai. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo.

Durante o programa “Redação SporTV”, Carlos Eduardo Mansur analisou a final da Copa Libertadores, na qual o Flamengo foi vice-campeão. Além disso, o jornalista também discutiu sobre o papel do Renato Gaúcho neste cenário, ao afirmar: “nível de jogo do Flamengo dos últimos meses foi se deteriorando”.

Siga Diário do Fla no Instagram

“Vamos separar as coisas. São quatro meses de trabalho, se a minha memória não estiver me traindo. Para ser coerente, não é um período longo, ainda mais para o Renato, que veio de um período de quase cinco anos no clube anterior. A minha sensação é que o fator campo fala muito. E o campo mostrou que, isso não dá para fugir, o nível de jogo desse Flamengo dos últimos meses foi se deteriorando. Seja na capacidade de ser um time que constrói contra uma defesa fechada, mas, fundamentalmente, na questão defensiva. O Flamengo até conseguia ser um time que pressionava na frente contra o Palmeiras. E em boa parte do jogo, conseguiu manter esse jogo acontecendo no campo ofensivo a partir do segundo tempo. Mas sem essa pressão ultrapassada, o Flamengo defensivamente tinha muitas dificuldades de se estruturar. Isso acontece ao longo da passagem do Renato”, analisou Carlos Eduardo Mansur.

“Eu sou absolutamente convencido de que o personagem Renato é mais complexo do que isso. Eu aí, talvez, o investimento no personagem feito lá atrás cobre um preço agora com esse nível de atuação. Quando ele começa a vender o personagem do ‘pouco estudo’, da existência de um mérito extra na conquista com menos esforço, como se isso desse a ele um autodidatismo, no momento em que seus times começam a ter problemas estruturais, vão remeter a essas características. E é óbvio que se o Renato está nesse estágio da carreira, ele não é um personagem que não treina o time, que não entende de futebol ou que é um total incapaz em termos táticos. Só que é natural que a análise vai ser radicalizada, porque ele ajudou a construir esse personagem”, concluiu o jornalista.

Siga Diário do Fla no Twitter

A próxima partida do Flamengo

Enfim, o próximo desafio do Flamengo é contra o Ceará, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontecerá na terça-feira, às 20h, no Maracanã. No momento, o Mais Querido ocupa a segunda colocação com 67 pontos (34 jogos , 20 vitórias, 7 empates e 7 derrotas). Porém, caso não vença o Ceará, o título será automaticamente do Atlético-MG, líder isolado com 78 pontos, mesmo sem entrar em campo.