Ninguém tem vaga garantida! Rodízio fortalece Flamengo, jovens, e medalhões

(Foto: Reprodução Flamengo)

O Flamengo conquistou uma vitória expressiva por 4 a 0 sobre o Aucas, garantindo sua classificação para as oitavas de final da Libertadores na segunda posição do Grupo A. No entanto, além do resultado positivo, a noite trouxe outras boas notícias para o time. O técnico Sampaoli colocou em campo mais uma formação inédita reforçando a coletividade do elenco. O resultado foi uma equipe fortalecida, capaz de encontrar opções entre os jovens talentos e os jogadores experientes.

O grande destaque da noite; Bruno Henrique, que retornou ao time titular pela primeira vez após uma lesão e teve uma boa atuação, tendo vislumbres daquele jogador que conquistou o título de Rei da América. No entanto, outros personagens também merecem atenção, como Filipe Luís, Everton Ribeiro e Arrascaeta.

Filipe Luís fez apenas sua décima partida na temporada e a primeira em que atuou durante os 90 minutos sob o comando de Sampaoli. O jogador já atuou como zagueiro em alguns momentos, mas dessa vez, além dessas duas posições, pudemos ver Filipe atuando como volante. A variação tática e a maestria com que ele desempenhou essa função demonstram sua qualidade técnica aos 37 anos.

A dupla formada por Everton Ribeiro e Arrascaeta retornou à titularidade e mostrou a Sampaoli a força que o meio-campo rubro-negro ganha com esses dois jogadores inteligentes. Everton Ribeiro ocupou bem o lado direito, circulando e controlando o jogo. Enquanto isso, o uruguaio Arrascaeta comandava o lado esquerdo, quebrando as linhas defensivas com passes e fortalecendo a atuação de Bruno Henrique.

Outro jogador que merece destaque é Pedro. Ele aproveitou a primeira oportunidade que teve e marcou o gol que abriu as portas para a goleada do Flamengo. O camisa 9 se destacou pela mobilidade e movimentação ao lado de Bruno Henrique no ataque, realizando algumas jogadas ensaiadas e triangulações, o que intensifica a disputa pela vaga no setor ofensivo do time rubro-negro.

Enquanto os jogadores mais experientes reviveram e ganharam confiança com Sampaoli, os jovens mostraram que merecem ter espaço no time. Wesley já é uma presença constante, mas sua atuação contra o Aucas evidenciou uma evolução tanto no aspecto ofensivo quanto defensivo do jovem de 19 anos. No entanto, Wesley não foi o único a chamar atenção.

Victor Hugo pode ser considerado o outro protagonista da goleada. Apesar de sua pouca idade, muitos o veem como uma promessa, mas não Sampaoli. Encantado com o jovem, o treinador já o enxerga como uma opção válida para o meio-campo. Contra o Aucas, Victor Hugo reforçou sua principal característica desde as categorias de base: sua versatilidade.

“Nas categorias de base, eu jogava mais como meia atacante e marcava muitos gols. Fico feliz em estar ajudando a equipe com gols, chegando um pouco mais no ataque e criando chances. Acredito que também posso ajudar muito nessa posição” – disse o jovem na entrevista pós-jogo.

Este foi o décimo jogo consecutivo em que Victor Hugo apareceu nas escolhas de Sampaoli, sendo os dois últimos como titular. Conquistando espaço, o jogador de 19 anos se estabelece como uma opção valiosa no momento em que o Flamengo busca reforços no mercado.

O Flamengo dominou a posse de bola, com 65%, finalizou 22 vezes, sendo nove delas no gol. Quatro dessas finalizações resultaram em gols, enquanto outras cinco foram defendidas pelo goleiro adversário.

O rodízio implementado por Sampaoli beneficiou os jovens e os jogadores experientes, além de intensificar a competição por vagas no time. Mais uma vez, o técnico argentino reforça sua filosofia de que não há titularidade garantida, mesmo em um elenco repleto de campeões, deixando claro que os onze jogadores escolhidos para serem titulares dependem do adversário em questão.

“Temos que fazer com que esses jogadores, que conquistaram tantas coisas, recuperem a fome, a alegria de jogar e a possibilidade de competir. E que a equipe tenha a pretensão de conquistar algo que já conquistaram. Estamos trabalhando nisso (…) Mas sinto que precisamos buscar regularidade, algo que a equipe ainda não tem, para ser um time confiável” – afirmou Sampaoli em coletiva de imprensa.

De fato, o rodízio fortalece a força e a qualidade do elenco. No entanto, Sampaoli ainda precisa encontrar o caminho da regularidade. Com a classificação para as oitavas de final da Libertadores, a presença nas quartas da Copa do Brasil e a terceira posição no Brasileirão, o técnico argentino encontra um cenário um pouco mais tranquilo para trabalhar.