O Flamengo enfrentou o Bahia nesta quinta-feira (20/06), no Maracanã, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi emocionante. O Mais Querido saiu na frente com belo gol de Gerson e o tricolor empatou com Everaldo, ainda no primeiro tempo. O jogo parecia que ia terminar empatado. Entretanto, aos 48, David Luiz fez de cabeça o gol da vitória rubro-negra por 2 a 1, para devolver a equipe à liderança.
A partida começou com o Bahia melhor. O tricolor tinha mais a posse e não deixava o Mais Querido criar. Entretanto, foi o Flamengo quem abriu o placar. Aos 23, Lorran conduziu a bola e abriu para Luiz Araújo, que devolveu ao garoto dentro da área. O meia-atacante passou pela marcação a tocou em Pedro, que arrumou para Gerson finalizar da meia-lua, de primeira, com força, no canto rasteiro, sem chances para o goleiro.
Depois do gol, foi o Flamengo quem ficou melhor. Aos 27, quase saiu um golaço. Lorran recebeu no meio de campo, conduziu, tocou para Pedro e infiltrou. O centroavante, então, devolveu de calcanhar e o garoto já dominou dando um drible da vaca no adversário, ficando de frente para o goleiro. Entretanto, ao invés de chutar, tentou driblar e Marcos Felipe acabou defendendo.
Ainda assim, o Mais Querido estava melhor em campo. Mas, foi o Bahia quem marcou. Aos 34, Jean Lucas recebeu na intermediária, Léo Pereira foi pressionar e o meia deu passe em elevação para a infiltração de Everaldo. Ayrton Lucas chegou para a cobertura e parecia até bem, mas acabou falhando e não conseguiu cortar. Assim, o centroavante adversário chutou de primeira, na saída de Rossi, empatando.
Antes de acabar o primeiro tempo, o Flamengo ainda teve uma grande chance. Gerson roubou bola no meio de campo e arrancou em velocidade. Na sequência, tocou para Cebolinha na entrada da área, que saiu da marcação e ficou na cara do gol. Entretanto, o ponta tentou bater colocado e mandou para fora, tirando tinta da trave. A partida foi para o intervalo em 1 a 1.
Na volta a campo, Tite botou Bruno Henrique no lugar de Cebolinha, que sentiu incômodo na coxa. A segunda etapa voltou com o jogo morno. Então, aos 17, Tite fez duas substituições. Colocou Allan e Gabigol, nas vagas de Luiz Araújo e Lorran. Depois disso, o Flamengo melhorou e começou a pressionar mais o Bahia e criar chances. Na primeira, Ayrton Lucas tinha a opção do cruzamento, mas tentou o chute e pegou mal.
Aos 22, Gabigol passou para Gerson, que cruzou na segunda trave na medida para Bruno Henrique. O atacante, entretanto, não acertou em cheio a cabeçada, mandando para fora. Cinco minutos depois, foi a vez de Wesley cruzar na medida para BH, porém Gilberto tirou em cima do lance.
Após isso, entretanto, a partida ficou morna, sem grandes chances. Evertton Araújo e Cleiton entraram nas vagas de Léo Ortiz e Ayrton Lucas, que sentiram. Aos 44, o Flamengo reclamou muito de pênalti, após cabeçada de David Luiz tocar no braço do defensor adversário. Mas, o árbitro não marcou e o VAR não chamou para revisão. Entretanto, não fez diferença.
Isso porque, aos 47, Gerson sofreu falta próximo da marca do escanteio, pela direita. O próprio Coringa bateu na cabeça de David Luiz, que mandou com força. O goleiro até tocou na bola, mas não evitou. Gol da vitória rubro-negra, nos acréscimos. Com o resultado, o Flamengo ficou com 21 pontos, na primeira colocação. Na próxima rodada, o Mais Querido encara o Fluminense. O clássico será realizado no domingo (23/06), às 16h, no Maracanã.