Na memória: relembre as decisões de Estadual entre Flamengo e Fluminense

O DIÁRIO DO FLA fez um levantamento histórico dessas decisões: empate em 5 a 5.

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

A frase que define o clássico Fla x Flu foi cunhada por um tricolor. “O Fla x Flu nasceu 40 minutos antes do nada”, disse um dia Nelson Rodrigues. A discussão sobre o maior clássico do futebol carioca é vasta e polêmica. Mas com relação ao charme deste grande duelo não há dúvidas: nenhum jogo representa mais o Rio que o Fla x Flu.

* Siga o DIÁRIO DO FLA no Twitter

Os eternos rivais se enfrentam neste sábado em mais uma decisão de Estadual. E além do já conhecido componente da rivalidade esta final especificamente carrega um ingrediente a mais: as vitórias em finais sobre o rival estão empatadas. Em 10 finais de Estadual até aqui, o Fla venceu 5 e o Flu 5.

* Curta a nossa página no Facebook

O DIÁRIO DO FLA fez um levantamento histórico dessas decisões e usou como critério o seguinte: foi considerado final o jogo decisivo em que os dois clubes poderiam sair vitoriosos e claro as decisões nos moldes tradicionais, como a deste ano por exemplo. Além destas mapeamos outras finais envolvendo a dupla, em turnos e torneios já extintos.

* Cobertura completa também em nosso Instagram

Os primórdios: Flu campeão das primeiras finais e o Fla x Flu da Lagoa

O futebol do Flamengo, todos sabem, surgiu após desavenças de atletas do Fluminense com a diretoria do clube. Esses jogadores ajudaram a criar o departamento de futebol rubro-negro em 1912. Mas o primeiro Fla x Flu decisivo envolvendo os rivais só ocorreu 12 anos depois. Em 1924, no extinto Torneio Início. Este torneio foi criado em 1916 e nada tinha a ver com o Estadual. Sua criação veio da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ). Todos os jogos ocorreram no mesmo dia. O Vasco foi o maior vencedor da competição que terminou em 1977.

Na primeira decisão envolvendo os rivais, no Torneio Início de 1924, O Fla eliminou o América na semifinal e o Flu superou o Botafogo. Na decisão, vitória tricolor por 1 a 0. O gol do título do primeiro Fla x Flu decisivo da história foi marcado pelo atacante tricolor Nilo. Os rivais se enfrentaram outras duas vezes pelo Torneio Início. Em ambas o Flu foi o campeão: em 1954 e 1965.

Registro histórico da primeira final de Estadual entre Flamengo e Fluminense. Foto: O Globo

Quase 25 anos depois do primeiro Fla x Flu da história aconteceu a primeira grande final envolvendo os rivais. Foi no Carioca de 1936. Naquele ano, duas instituições organizaram campeonatos distintos: a Federação Metropolitana de Desportos organizou o estadual com Vasco e Botafogo. A Liga Carioca de Football teve Flamengo e Fluminense entre os times. Após 15 jogos, Fla e Flu terminaram empatados com 23 pontos. Para definir o campeão uma melhor de três: no primeiro empate por 1 a 1. Na segunda goleada tricolor: 4 a 1. O novo empate no terceiro jogo garantiu o primeiro estadual ganho sobre o rival para o Fluminense.

Cinco anos mais tarde aconteceria um dos Fla x Flus mais importantes da história, lembrado até hoje por historiadores e torcedores dos dois clubes. Após uma longa disputa, Flamengo e Fluminense chegaram na última rodada do hexagonal com chances de título. O Flu, entretanto, jogaria pelo empate. A partida seria realizada na Gávea e vale uma curiosidade para entender o contexto da partida: o estádio do Fla ficava ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, que em 1941 ainda não havia sido aterrada. O campo era tão próximo que os jogadores podiam mergulhar do campo na lagoa!

O tricolor abriu 2 a 0 e ficou com a mão na taça de campeão. O Flamengo fez sua parte, não desanimou e pressionou o Fluminense com todas as suas forças. E o inevitável aconteceu: o Fla conseguiu o empate. Quando a pressão do Flamengo aumentou pelo resultado, o Fluminense (com goleiro com a clavícula quebrada), além de um homem a menos, ficou acuado e começou a usar a estratégia de jogar bolas na Lagoa Rodrigo de Freitas, a fim de esfriar a partida, e atrasá-la também, da mesma forma. Essa foi a forma do tricolor fazer correr o tempo para, no fim das contas, consagrar-se Campeão Carioca.

Em 1963, Fla campeão no maior público da história do futebol. Foto: O Globo

Começa a era Maracanã: as multidões que dão nome ao clássico

O Fla x Flu recebe a alcunha de Clássico das Multidões. A explicação não é necessária. O clássico reuniu milhares de pessoas em confrontos históricos a partir do surgimento do Maracanã, em 1950. A primeira grande decisão envolvendo os rivais no templo do futebol mundial foi em 1963. A fórmula de disputa do campeonato era por pontos corridos em dois turnos. Apenas um ponto separava os rivais na tabela de classificação na última rodada. Mas desta vez o empate favorecia o rubro-negro. Diante de um público impensável para os dias de hoje (194.603 presentes, o maior público registrado na história do futebol envolvendo clubes até hoje) o Flamengo segurou o 0 a 0 e conquistou o primeiro título de sua história em cima do rival.

Ainda nos anos 60 o Flu conquistaria em cima do Flamengo o Torneio Início de 1965 e a Taça Guanabara de 1966, até hoje a única conquista do tricolor sobre o rival nesta competição. Em 1972 eles voltariam a decidir o Estadual. Após uma longa disputa, Flamengo, Fluminense e Vasco jogariam um triangular final. Fla e Flu derrotaram o Vasco respectivamente por 1 a 0 e 2 a 0. Por isso, se desse empate no Fla x Flu, o tricolor seria campeão. Diante de 136.829 espectadores, no Dia da Independência do Brasil, com gols de Doval e Caio, o Flamengo venceu por 2 a 1 e igualou o rival em conquistas estaduais: 2 a 2.

No ano seguinte, novamente uma final envolvendo Flamengo e Fluminense. Em 1973 foi a primeira decisão literalmente falando envolvendo os rivais. O Flu chega à final após vencer o segundo e terceiro turnos e o Fla por ter vencido o primeiro. Com Zico em campo, o tricolor venceu o jogo por 4 a 2, com dois gols de Manfrini, um de Toninho e outro de Dionísio. Dario, o Dadá Maravilha, marcou os dois gols do Fla. Ainda nos anos 70, o Fla venceu as Taças Guanabara de 1970 e 1972 sobre o rival.

Anos 80 e 90: O casal 20, o vovô garoto e a barriga milagrosa

Os anos 80 foram saborosos para o torcedor do Flamengo. Campeão brasileiro três (ou quatro se contarmos 1980 na década de 80) vezes, da Libertadores e Mundial, o rubro-negro não tinha motivos para lamentar. Exceto por um. Por um capricho dos deuses do futebol, Flamengo e Fluminense só decidiram o Estadual em 1984, quando o grande time formado pelo Fla até 1983 estava se desfazendo. Os tricolores insistem em contar o título de 1983 como final, mas de acordo com os critérios escolhidos por esta reportagem esta edição não se enquadra em uma final entre os dois. Mas em 1984 sim. Na Taça Guanabara, o Flamengo campeão sobre o rival. Apesar de não ter ganho a Taça Rio, o Flu se qualificou para o triangular final, ao lado de Fla e Vasco, após fazer uma das três melhores campanhas. A dupla Fla x Flu venceu o Vasco por 1 a 0 e 2 a 0 respectivamente. Com isso o empate era do tricolor na última partida. Com o Maracanã abarrotado o carrasco do rubro-negro, Assis, marcou o gol da vitória do Fluminense aos 30 do segundo tempo. O adversário abriu 4 a 2 nas finais.

Em 1991 o Flamengo tinha a volta de um grande ídolo do clube após passagem pelo futebol italiano. Júnior decidiu regressar após ouvir de seu filho: “Papai, eu não vou te ver campeão com o Flamengo no Maracanã?”. Desafio feito, desafio aceito. Naquele ano a final tinha os mesmos moldes da deste ano. Dois jogos para definir o título. Capitaneados por Júnior (Zico já havia encerrado a carreira) jovens como Júnior Baiano, Nélio, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes estavam surgindo. Após 1 a 1 na primeira decisão, o Fla devolveu os 4 a 2 de 1973: o Flu até abriu o placar com Ézio no primeiro tempo. Mas no segundo o Fla atropelou com gols de Uidemar, Gaúcho, Zinho e Júnior. O próprio Ézio descontou, mas a festa era rubro-negra no Rio de Janeiro.

1995. Ano que rubro-negros lutam para esquecer e tricolores fazem questão de lembrar. Ano do centenário do Flamengo. A diretoria do Fla montou um timaço, no papel, para tentar ganhar tudo e celebrar a data marcante. Mas deu tudo errado. No Estadual o início até foi promissor. Campeão da Taça Guanabara e com a melhor campanha de todo o torneio, o Flamengo foi jogar a fase final com impressionantes três pontos de bônus em relação aos rivais. O Rio de Janeiro parou no dia 25 de junho de 1995. Era a última rodada. No Fla x Flu decisivo, o empate era do Fla. Em um primeiro tempo alucinante, o Flu abriu 2 a 0, gols de Renato Gaúcho e Leonardo. O rubro-negro buscou o empate na segunda etapa com gols de Romário e Fabinho. O Maracanã estava eletrificado com um duelo épico. Aos 41 minutos, Ailton fez bela jogada pela esquerda e bateu cruzado, a bola bateu na barriga de Renato e entrou. A súmula oficial do jogo credita o gol para Aílton. Fluminense campeão.

Século XXI: 22 anos depois os rivais se reencontram

O Rio de Janeiro aguardou longos 22 anos até Flamengo e Fluminense decidirem novamente um Estadual. Após aquela final antológica de 1995, só em 2017, já com o Flamengo detentor da hegemonia de títulos no estado, eles se reencontraram numa decisão. O Flamengo venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e o segundo por 2 a 1, de virada. Os gols rubro-negros foram marcados por Paulo Guerrero e Rodinei. Ano passado, nova decisão entre os rivais. De novo duas vitórias do Flamengo. 2 a 1 na partida de ida e 1 a 0 na volta, gol de Vitinho. O Flamengo que estava em desvantagem nas finais desde 1973 empatou o duelo em 5 a 5.

Em 2020, Fla campeão, iguala o rival em finais vencidas. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Antes de decidirem o Estadual de 2017, no entanto, Flamengo e Fluminense se encontraram em algumas finais de turno. Em 2001 e 2004 na Taça Guanabara deu Flamengo campeão. Em 2005 e 2020 na Taça Rio deu Fluminense campeão, além do título da Taça Guanabara de 2017 sobre o rival.

Contando todas as competições e não apenas os estaduais, Flamengo e Fluminense estiveram envolvidos em 22 decisões. O Fluminense detém pequena vantagem: 12 triunfos contra 10 do Flamengo, segundo os critérios adotados pelo DIÁRIO DO FLA explicitados no início desta matéria.

Confira todas as decisões envolvendo Flamengo e Fluminense:

1924 Torneio Início (Fluminense Campeão)*
1936 Campeonato Carioca (Fluminense Campeão)
1941 Campeonato Carioca (Fluminense Campeão)
1954 Torneio Início (Fluminense Campeão)*
1963 Campeonato Carioca (Flamengo Campeão)
1965 Torneio Início (Fluminense Campeão)*
1966 Taça Guanabara (Fluminense Campeão)
1970 Taça Guanabara (Flamengo Campeão)
1972 Taça Guanabara (Flamengo Campeão)
1972 Campeonato Carioca (Flamengo Campeão)
1973 Campeonato Carioca (Fluminense Campeão)
1984 Taça Guanabara (Flamengo Campeão)
1984 Campeonato Carioca (Fluminense Campeão)
1991 Campeonato Carioca (Flamengo Campeão)
1995 Campeonato Carioca (Fluminense Campeão)
2001 Taça Guanabara (Flamengo Campeão)
2004 Taça Guanabara (Flamengo Campeão)
2005 Taça Rio (Fluminense Campeão)
2017 Taça Guanabara (Fluminense Campeão)
2017 Campeonato Carioca (Flamengo Campeão)
2020 Taça Rio (Fluminense Campeão)
2020 Campeonato Carioca (Flamengo Campeão)

* O Torneio Início não é considerado competição oficial.