Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, está determinado a evitar o “Efeito Dorival” em 2023. Ainda que a equipe esteja com uma desvantagem de 13 pontos em relação ao Botafogo no Campeonato Brasileiro Série A, o argentino não pretende abrir mão da competição de pontos corridos e deseja que todo o elenco esteja comprometido em buscar sucesso na liga nacional.
No ano de 2022, sob o comando de Dorival Júnior, o Flamengo priorizou e conquistou títulos nas competições de mata-mata, optando por escalar uma equipe alternativa no Campeonato Brasileiro. No entanto, Sampaoli tem uma visão diferente e enfatiza a importância de focar em todas as três frentes de competição. Essa abordagem visa evitar os problemas enfrentados com a estratégia anterior.
A abordagem de Dorival Júnior, que “abandonou” o Brasileirão, foi considerada negativa pela diretoria do Flamengo. Apesar de ter conquistado a Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil, o contrato do técnico brasileiro não foi renovado.
A recente derrota por 3 a 0 para o Cuiabá no Campeonato Brasileiro deixou Sampaoli insatisfeito. Ele expressou sua determinação em melhorar o desempenho da equipe na competição: “É a minha competição preferida. Temos que mudar rapidamente a mentalidade dos jogadores porque não podemos subestimar essa competição, senão se tornará cada vez mais difícil”, destacou o treinador.