O futebol brasileiro perdeu na noite desta quarta-feira Washington Rodrigues, o Apolinho, aos 87 anos. O consagrado jornalista, que marcou época nas transmissões da Rádio Globo e Tupi, morreu durante a vitória do Flamengo contra o Bolívar por 4 a 0, nesta quarta-feira, pela Libertadores, no Maracanã.
O comunicador era apaixonado pelo Mais Querido e chegou a ser técnico da equipe Rubro-Negra em 1995. Na época, o então presidente Kleber Leite realizou o convite. Sob o comando da equipe foram 26 partidas, 11 vitórias, 8 empates e 7 derrotas.
O time que ficou conhecido por ter o “Ataque dos Sonhos”, com Sávio, Romário e Edmundo, não vingou e terminou o Brasileirão em 21º lugar. Por outro lado, a campanha na Supercopa dos Campeões da Libertadores o desempenho foi bom e a equipe chegou até a final. Contudo, perdeu a decisão para o Independiente, da Argentina.
Além de técnico, Apolinho também chegou a ser diretor de futebol do Mais Querido. O presidente Kleber Leite novamente foi o mediador da proposta, que veio após três anos de comandar a equipe principal, em 1998.
Na carreira, Washington ficou conhecido por criar bordões famosos e por prever o gol do título do Campeonato Carioca de 2001 do Flamengo. Na época, ele estava na Rádio Tupi e anunciou o gol de Petkovic antes da antológica cobrança de falta: “E acaba de chegar São Judas Tadeu”.