Flamengo e Barcelona de Guayaquil se enfrentaram nesta quarta-feira (29/09), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, pela partida de volta da semifinal da Libertadores. O Mais Querido entrou em campo com a vantagem por ter ganho de 2 a 0 na ida. O adversário tentou pressionar na primeira etapa, mas parou em grande atuação de Diego Alves. Então, assim como no primeiro jogo, Bruno Henrique decidiu. O atacante marcou dois gols novamente, ambos com belas assistências de Everton Ribeiro, e garantiu a vitória rubro-negra por 2 a 0 e a classificação para a grande final.
O primeiro tempo começou com Andreas Pereira recebendo um amarelo no primeiro minuto. O Barcelona assustou 5 minutos depois, em cabeçada de Mastriani, que parou em Diego Alves. Aos 8, um baque para o Mais Querido. David Luiz sentiu a coxa e saiu, para a entrada de Gustavo Henrique. O adversário chegou com perigo novamente aos 12, em lançamento pela direita para Castillo, dentro da área, que chutou por cima. O Flamengo estava com dificuldades, mas, aos 17, quando botou a bola no chão, abriu o placar.
Depois de uma troca de passes, Arão deu toque para Everton Ribeiro, que conduziu por dentro e deu um passe espetacular para a infiltração de Bruno Henrique. O atacante, que marcou os dois gols no jogo de ida, driblou o goleiro e balançou as redes. O Barcelona respondeu dois minutos depois. Pineida recebeu boa bola no lado esquerdo, dentro da área, de frente para o goleiro, mas Diego Alves, que foi o nome do primeiro tempo, fez uma grande defesa com os pés.
O Mais Querido teve o melhor momento da primeira etapa logo depois. Primeiro, aos 20, Gabigol lançou Bruno Henrique dentro da área, que escorou de cabeça para trás, na direção de Andreas Pereira. O volante finalizou de primeira, com força, rasteiro, e explodiu a trave. Na sobra, o belga-brasileiro mandou por cima. No minuto seguinte, BH cruzou para Gabi, que tentou cabecear, mas não pegou em cheio. O Barcelona teve uma chance incrível aos 23. León cobrou falta com força e Diego Alves defendeu. No rebote, Martínez teve a bola na pequena área, com o goleiro caído, mas, por sorte rubro-negra, chutou torto, para fora.
A principal chance do Flamengo de ampliar na primeira etapa foi aos 28. Em ótimo contra-ataque, Bruno Henrique passou para Arrascaeta, livre na área pela esquerda. O uruguaio bateu de primeira, só que muito mal, isolando. Depois, começou uma pressão do Barcelona, sem o rubro-negro conseguir criar mais grandes chances na primeira etapa e deixando espaços na defesa. Aos 29, Martínez teve outra grande oportunidade. O jogador recebeu outra bola dentro da área, de frente para Diego Alves pela esquerda, e chutou cruzado, parando em grande defesa do goleiro.
A partida foi para o intervalo com o Flamengo tendo uma boa vantagem, mas o Barcelona melhor. O adversário voltou novamente para cima, com as linhas altas, tentando pressionar, mas rapidamente o Mais Querido conseguiu esfriar, da melhor forma possível. Isso porque, aos 4, em jogada que começou com Diego Alves com os pés, o Mais Querido foi trocando passes. Isla encontrou Arrascaeta no meio, que escorou para Gabigol. O camisa 9, então, deu uma linda enfiada de bola para Everton Ribeiro, que entrou na área na velocidade, de frente para o goleiro. O camisa 7, então, deu belo passe para o lado para Bruno Henrique empurrar para o fundo das redes.
O jogo deu uma esfriada. O Flamengo passou a ter a posse, enquanto o Barcelona chegou com perigo apenas em dois chutes de longa distância, aos 10 e aos 20, que passaram perto da trave. Aos 25, Renato Gaúcho tirou Bruno Henrique e Filipe Luís, que voltou tendo uma excelente atuação, para colocar Michael e Renê. Aos 27, Mastriani cabeceou com perigo dentro da área, por cima do gol. O Mais Querido respondeu no minuto seguinte, em tabelinha de Gabigol com Everton Ribeiro, que resultou em finalização rasteira de fora da área do artilheiro, que tirou tinta da trave.
Renato Gaúcho tirou o amarelado Andreas Pereira e Arrascaeta, para colocar Bruno Viana e Pedro, aos 31. Cinco minutos depois, Michael tabelou com Pedro no meio e avançou com a bola. O atacante deu para Gabigol, que passou para Everton Ribeiro na entrada da área. O camisa 7 deu belo passe de volta para o camisa 9, que fez a proteção e, bem marcado, chutou em cima do goleiro. O Barcelona ainda chegou com perigo aos 43, em cabeçada, que parou em outra defesa de Diego Alves.
Com a vitória por 2 a 0, o Flamengo garantiu a vaga na final da Libertadores. O rubro-negro enfrenta o Palmeiras na grande decisão, no dia 27 de novembro, no Estádio Monumental de Núñez, no Uruguai, em busca da Glória Eterna. O Mais Querido agora foca no Campeonato Brasileiro. O rubro-negro encara o Athletico no domingo (03/10), às 16h, no Maracanã, pela 23ª rodada do Brasileirão.