O Flamengo tem um dos melhores times da América do Sul, mas tem passado por uma fase bem complicada. O treinador não tem conseguido fazer a equipe render o que se espera. O Mengão tem sido um time muito previsível, sem criatividade, vivendo de lampejos individuais. A derrota para o Fluminense teve um peso muito grande por ser um clássico e por afastar ainda mais as chances de ganhar o Campeonato Brasileiro.
Apesar de todas as críticas que vem recebendo, Renato Gaúcho disse que está bastante satisfeito com o desempenho diante de todos os problemas que a equipe vem enfrentando. Para Mauro Cezar Pereira, o Flamengo fez bons jogos no comando do treinador, mas os desfalques não podem ser usados como desculpas para o pobre futebol que a equipe tem apresentado nos últimos jogos.
“Quando o Renato vai bem, a gente elogia, quando não, a gente critica. Contra o Athletico pelo Brasileiro jogou muito bem. Pela Copa do Brasil foi um horror, no sábado foi pior ainda. Os desfalques não justificam porque a questão não é esperar que os reservas tenham o mesmo desempenho que os titulares, mas é ter o mínimo de conteúdo. As entrevistas do Renato estão cada vez piores, idênticas as do Grêmio. As pérolas que ele falou no sábado foi uma coisa bizarra. Ninguém está questionando se ele poupou jogador, ele tinha vários desfalques importantes, mas com os jogadores que estavam à disposição, o time poderia ter o mínimo de organização. O time é um bando, uma bagunça, é muito mal dirigido”, disse Mauro Cezar Pereira no podcast “Posse de bola”.