Ao longo da temporada, o Flamengo está enfrentará a possibilidade de perder os quatro homens de meio-campo para as suas respectivas seleções durante a Copa América. Essa situação levou a comissão técnica rubro-negra a considerar a necessidade de reforços para esse setor. Matheus Bachi, auxiliar de Tite, confirmou que entrou em contato com Igor Coronado, que rescindiu contrato com o Al Ittihad, da Arábia Saudita, porém, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, rejeitou a ideia de contratar o jogador de 31 anos.
Bachi explicou que durante o ano passado, enquanto estava fora do cargo, acompanhou diversos campeonatos alternativos, incluindo o de Coronado. “A gente acompanhou no ano passado diversos campeonatos no momento em que estava off. Deixou claro para a direção a nossa ideia de contratação, e a gente tem que estar aberto para oportunidades que a gente acredita que possam agregar ao elenco, que possam vir e competir. A gente tem noção que as Datas FIFAS podem machucar a equipe. Nesse cenário, eu tive um contato com ele (Igor Coronado) para saber a ideia dele, como estava a situação, depois tudo foi conversado com a direção.”, disse Bachi, em entrevista coletiva após a vitória do Flamengo no último sábado.
A situação é especialmente preocupante considerando que a Copa América de 2024 está próxima, o que significa que o Flamengo poderá enfrentar até nove rodadas do Campeonato Brasileiro sem seus principais jogadores do meio-campo. Além dos já citados Erick Pulgar, Arrascaeta, De La Cruz e Gerson, Varela e Viña estão confirmados para as seleções do Uruguai, enquanto Léo Pereira e Pedro estão sendo observados pela Seleção Brasileira.