Mário Jorge avalia empate com a Portuguesa: ‘Teve muito mérito do adversário’

Mengão ficou no 0 a 0 com o adversário neste sábado

Mário Jorge avalia empate com a Portuguesa: 'Teve muito mérito do adversário'
Foto: Reprodução

Em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Carioca na noite deste sábado, o Flamengo empatou com a Portuguesa por 0 a 0. Depois do jogo, o técnico Mário Jorge concedeu entrevista coletiva e, entre diversos assuntos, comentou sobre a partida.

”O outro lado teve muito mérito. É um time muito experiente, com muito mais idade do que o nosso. Nós estamos numa batida muito forte com viagem, descanso e jogos. Grande parte desse time estava na Copa São Paulo e acabou saindo no fim da primeira fase. De lá para cá tivemos 15 dias juntos. O entrosamento que temos para um jogo de sub-20 é totalmente diferente do profissional. Não vejo demérito no Flamengo, mas mérito na Portuguesa de conseguir neutralizar algumas jogadas que são padrões de ataque nosso.”, disse, antes de emendar:

”Só conseguimos fazer uma infiltração de Zé Welinton no primeiro tempo e depois a Portuguesa bloqueou. Vejo muito mais mérito no adversário em neutralizar nossas ações de ataque. As combinações acabaram não acontecendo por N motivos. Tivemos quatro atletas com o time profissional que fizeram uma sessão de treino conosco. Matheuzinho, por exemplo.”, complementou.

Veja outra resposta da coletiva:

Avaliação e nomes que destaca para o futuro

”Destacar nomes vai ser leviano da minha parte se não falar de outros. O clube tem um processo de formação de atletas para a base para chegarem ao profissional da melhor forma possível. Vejo grande possibilidade de muitos atletas gerarem retorno financeiro e desportivo para o clube nessa equipe que estava hoje. E isso é feito há muito tempo. Ver número do Flamengo em relação a isso deslumbra muita gente porque tínhamos meta de um valor e isso é quadruplicado em uma temporada. A avaliação que temos é que conseguimos cumprir o que viemos fazer. Não conseguimos a vitória e estamos incomodados. Nossas equipes de base têm o costume de ficar com a bola e pegamos duas equipes que vão dar muito trabalho no Campeonato Carioca. Nova Iguaçu e Portuguesa são postulantes a ficar entre os oito e chegar numa semifinal. São jogadores muito experientes. Vamos cuidar disso agora, teremos tempo para treinar e desenvolver. Nossa próxima competição é só em março, que é a Libertadores da categoria. Agora vamos ter um pouco de calmaria com relação a jogo, descanso e preparação, para que consigamos evoluir”

Jovens no profissional

”Os meninos do Flamengo estão muito preparados para isso desde pequenos. Eles são colocados à prova o tempo todo. O nível competitivo para categoria de base no Rio de Janeiro é bem aguçado. Eles são mergulhados nisso. Diego e Werton têm 10 anos de clube e acredito que não vai ser o fato de ter 20 ou 30 mil pessoas que vai incomodar. O que vai incomodar é o adversário gerar a dificuldade que gera. Eles lidaram muito bem com isso. Em diversos momentos conseguimos subir com atletas mais jovens e vencer jogo no profissional. E dessa vez não conseguiu, foram dois empates. Nossa atuação no segundo tempo contra o Nova Iguaçu foi o melhor momento nesses quatro tempos. Hoje os dois se mantiveram equilibrados. Não tivemos chance de criação, mas a Portuguesa também não. Eles só finalizaram uma bola de fora no primeiro tempo, parecido com a bola do Zé Welinton. O resultado do jogo, em si, é justo pelo o que as equipes produziram. A cabeça dos meninos é muito boa para isso. Eles vão passar por esse processo. Alguns estão se despedindo da categoria e espero que sigam a carreira da melhor forma possível”

Time descompactado

”Discordo, pelo contrário. Só não conseguimos pressionar em bloco alto e incomodar a equipe da Portuguesa. Eles quebravam nossa pressão muito fácil. Depois disso, tínhamos a ideia de compactar com nove jogadores dentro do segundo setor. E isso aconteceu. A Portuguesa dividiu a posse conosco. No primeiro tempo eles ficaram um pouco mais com a bola e no segundo nós ficamos e conseguimos incomodar um pouco dentro do primeiro setor. Não concordo com a parte da compactação. Tudo aquilo que programamos e treinamos para o jogo, eles tentaram fazer. A execução não foi perfeita, mas eles tentaram fazer”