Com a janela de transferências europeia aberta, principalmente a de meio de ano, os clubes sempre correm o risco de perder algum destaque da equipe para um time europeu, ou de concretizarem a venda de uma jovem promessa do elenco. Nos últimos anos, o Flamengo fez diversas vendas milionárias de ativos provenientes das categorias de base do clube. Foi assim com Vini Jr, vendido por 45 milhões de euros para o Real Madrid, e com outros jogadores como Paqueta, Reinier, e etc.
A bola da vez para entrar nesse grupo das grandes vendas é o meia Matheus França. França vem sendo monitorado desde o ano passado, principalmente por clubes britânicos. Diversos clubes, como Newcastle, Crystal Palace, West Ham, Brighton, Arsenal e Bayer Leverkusen (Alemanha), já demonstraram interesse no jogador e fizeram sondagens. No início do ano, Matheus França recebeu propostas que foram negadas pela diretoria do Flamengo. Agora, espera-se uma disputa entre os três primeiros clubes mencionados, sendo que a decisão final levará em consideração aspectos financeiros e o projeto apresentado ao jogador.
Embora a multa rescisória de França seja superior a R$ 1 bilhão, o Flamengo está disposto a ouvir propostas a partir de 25 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 121 milhões. Em janeiro, o clube recusou uma investida de 20 milhões de euros do Newcastle.