Luiz Antônio relembra título da Copa do Brasil em 2013: ‘Não acreditavam em nós’

Meia confia no título do Rubro-Negro nesta edição do torneio

Luiz Antônio relembra título da Copa do Brasil em 2013: Não acreditavam em nós

Após a classificação para as quartas de final da Libertadores na última semana, o Flamengo começa a caminhada rumo às quartas da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, o Rubro-Negro faz a partida de ida das oitavas, fora de casa, contra o ABC-RN. Em papo com o Diário do Fla, o volante Luiz Antônio, campeão do torneio pelo Mais Querido em 2013, relembrou a conquista e falou sobre as chances de título do Fla na atual competição.

Siga o Diário do Fla no Twitter

“A sensação daquela conquista foi maravilhosa, porque a gente não vinha em uma boa fase no Brasileirão. As pessoas não acreditavam no nosso elenco e a gente foi chegando devagarzinho e conseguiu ser campeão. Desde 2009 o clube não ganhava um título de expressão, então aquela Copa do Brasil foi muito importante para o clube”, disse Luiz Antônio, que complementou:

“Com o elenco recheado de grandes jogadores, acho que o Flamengo tem total condição de conquistar esse título novamente. Ganhou quase tudo nesses últimos dois anos. É muito importante se manter nesse nível, ganhando títulos. Filipe Luis, Diego, Diego Alves, Éverton Ribeiro, Bruno Henrique, Gabigol, Pedro, são todos jogadores de muito nome. É um elenco diferenciado. A tendência é o Flamengo se tornar uma potência mundial”, emendou.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

Como citado pelo meia, o Fla não vivia bom momento no Brasileirão de 2013 e demitiu o técnico Mano Menezes após uma sequência de maus resultados. Em setembro daquele ano, o Rubro-Negro efetivou o interino Jayme de Almeida, que mudou o ambiente do grupo, começou a campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro e assumiu nas quartas de final da Copa do Brasil. Antes, o Mais Querido havia passado pelo Cruzeiro, nas oitavas de final.

“Acho que o jogo mais difícil foi contra o Cruzeiro, porque o clube mineiro foi campeão brasileiro daquele ano, tinha um timaço e estava em ótima fase. Estávamos perdendo por 2 a 0 lá e conseguimos um gol com o Carlos Eduardo, que deu sobrevida pro jogo no Maracanã. Em casa, a torcida apoiou até o fim, tínhamos alguns desfalques, mas ganhamos de 1 a 0 no finalzinho. Todos foram difíceis, mas aquele foi diferente”, comentou Luiz, que completou:

“O Jayme era como um pai para a gente. Ele ajudou muito a gente, principalmente no nosso psicológico. Ele mostrou pra gente o que era o Flamengo. O grupo estava para baixo depois do Mano pedir demissão alegando que a gente não entendia a filosofia. O Jayme foi conversando com a gente, nos passando confiança e teve um papel fundamental na conquista daquele título”, continuou o ex-volante do Flamengo.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Antes de encarar o Cruzeiro, o Mais Querido passou por Remo-PA, Campinense-PB e ASA-AL nas fases preliminares. Após passar pelo time mineiro nas oitavas, o Flamengo bateu o Botafogo nas quartas com goleada por 4 a 0 no jogo de volta, e passou pelo Goiás na semifinal. Na decisão contra o Athletico Paranaense, o Fla empatou o primeiro jogo em 1 a 1, mas venceu a volta, no Maracanã, por 2 a 0, com gols de Hernane e Elias.

Revelado pelo Flamengo, Luiz Antônio fez as primeiras partidas como profissional da equipe em 2011. Além do título da Copa do Brasil, na qual o volante foi eleito o melhor jogador da final do torneio, o meia também conquistou o Campeonato Carioca de 2014. Após deixar o Fla em 2015, o jogador somou passagem por Sport, Bahia, Chapecoense, Al-Shabab-SAU, Baniyas-EAU e Ajman-EAU. Hoje aos 30 anos, o atleta está livre no mercado.

“Os últimos três anos fora do país tem sido uma experiência muito boa. Eu tinha vontade de jogar fora do país, conhecer culturas. Às vezes as pessoas acham que o futebol árabe é fraco, mas tem vários estrangeiros, europeus e a liga passa a ser forte. Hoje eu tenho 30 anos, tenho muita coisa pela frente. Quero ficar pelo menos mais três anos fora do Brasil e voltar ao país depois disso. Quero jogar em alto nível por mais alguns anos e me aposentar só aos 40”, encerrou Luiz Antônio ao Diário do Fla.