Na última quarta-feira, o Flamengo goleou o Olimpia por 5 a 1, no Estádio Mané Garrincha, e avançou para a semifinal da Libertadores. Além disso, o Atlético-MG venceu o River Plate (Argentina) por 3 a 0 e também seguiu para a próxima fase da competição. Com esses dois times brasileiros, mais o Palmeiras, que eliminou o São Paulo, o Brasil já bateu o recorde de representantes na semifinal de uma Libertadores. Ainda mais, esse número pode crescer caso o Fluminense elimine o Barcelona de Guayaquil (Colômbia) nesta quinta-feira.
De acordo com o jornalista Rodolfo Rodrigues, em sua coluna no site UOL, o cenário está fazendo com que a Conmebol reveja o modelo da Libertadores. Uma dessas revisões diz respeito ao número de participantes de Brasil e Argentina na competição. A edição atual contou com a participação de 8 equipes brasileiras e 7 argentinas.
Siga o Diário do Fla no Instagram
Porém, a Argentina não, depois de muitos anos, não conseguiu classificar um representante para a semifinal. Nas fases de mata-mata, Vélez Sarsfield, Defensa y Justicia, Argentinos Juniors e Boca Juniors foram as equipes argentinas eliminadas já nas oitavas de final. Quanto ao River Plate, o time do treinador Marcelo Gallardo não superou o Galo nas quartas de final.
Além disso, Rodolfo Rodrigues levantou dados que mostram um domínio brasileiro nas últimas 10 edições da Libertadores. Segundo o jornalista, foram 6 títulos brasileiros (Santos, Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo e Palmeiras) contra 3 da Argentina (San Lorenzo e duas vezes River Plate) e 1 colombiano (Atlético Nacional).