O técnico Jorge Sampaoli tem uma ótima relação com Arturo Vidal e não é de hoje. Os dois profissionais trabalharam juntos por anos na Seleção Chilena. Hoje o chileno é um pilar do treinador no time titular.
Dentro de campo essa preferência de Sampaoli pelo volante chileno não se justificou ainda. Nos últimos 304 minutos em que jogou o atleta não conseguiu nem atacar bem e tão pouco defender com qualidade. Na última partida do Flamengo, contra o Racing Club, Vidal saiu de campo sem nenhum desarme e nenhuma finalização.
A última sequência de jogos que Vidal pegou foi de 3 partidas vindo como titular e outras 2 saindo do banco, atuando por 321 minutos entre partidas contra o Aucas e Vasco.
O volante ainda não apresentou nenhum problema físico muito grave em sua passagem pelo rubro-negro carioca, porém para os membros da comissão técnica e departamento médico já foi relato algumas dores por isso vinha fazendo alguns trabalhos mais específicos para conseguir segurar toda a batida do louco calendário brasileiro.