Justiça nega liminar e Flamengo permanece liberado para receber público na Libertadores

Mais Querido vai contar com a torcida na partida contra o Defensa y Justicia, pela volta das oitavas de final da competição

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

A partida entre Flamengo e Defensa y Justicia, pela volta das oitavas de final da Libertadores, terá público. Uma liminar para impedir a presença dos torcedores no estádio chegou a ser feita, mas, nesta segunda-feira (19/07), a juíza Indiara Arruda de Almeida Serra, da 4ª Vara da Fazenda Pública do DF, negou o pedido. Com isso, manteve-se a permissão de presença parcial de torcida em eventos esportivos na capital federal, como informou o jornalista Ancelmo Gois, do jornal “O Globo”.

A venda de ingressos para o confronto da quarta-feira (21/07), inclusive, já começou. Pelas regras do Governo do Distrito Federal, a torcida pode ocupar até 25% da capacidade total do estádio. O jogo será realizado no Mané Garrincha e, com isso, 18 mil ingressos foram liberados para o jogo decisivo.

A liberação da presença de público em eventos esportivos foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha, na semana passada. O responsável por criar a liminar para tentar impedir a ação foi o advogado José da Silva Moura, alegando que não há “estudos técnicos e científicos de profissionais da área de saúde pública, médico, sanitaristas ou cientistas” para basear a medida do governo.

A juíza, por sua vez, afirmou no julgamento que “não há nada que ateste a ilegalidade dos atos questionados”. Ela também ponderou que “a presença de público é restrita a 25% da capacidade do espaço, o local (estádio) é aberto (ar livre), obrigatório o uso de máscara, distanciamento entre os torcedores, exigência de vacinação completa ou PCR negativo, dentre outras medidas exigidas no decreto para realização de qualquer evento esportivo”.

Vale destacar que a Conmebol liberou para todos os times a presença de torcedores nos jogos das oitavas de final da Libertadores, mas, para isso, é preciso que a lei do local da partida permita o público. Por isso que o Flamengo vai atuar no Mané Garrincha, ao invés do Maracanã, já que o governo do Rio de Janeiro não liberou. Além disso, os dois clubes precisam estar de acordo. O Defensa y Justicia aceitou o Flamengo ter a torcida no estádio, mesmo a equipe argentina tendo atuado no primeiro confronto com os portões fechados.