Jornalista lança documentário sobre gol do Pet em 2001: ‘Uma nova forma de contar aquela história’

Filme vai ao ar nesta quinta-feira, quando se completa 20 anos do histórico gol de falta do sérvio contra o Vasco

Um dos maiores momentos do Flamengo neste século ganhará um filme. ’43 Na Hora de Acabar’ é o novo documentário de Daniel Brunet, que contará a história, por novos ângulos, do gol de falta de Petkovic, que deu o tricampeonato carioca de 2001 ao Rubro-Negro. A obra, que foi realizada em co-produção com o Maracanã, vai ao ar nesta quinta-feira, no canal ‘Mais Nação’, no Youtube.

Jornalista Rubro-Negro, Daniel é o autor do ‘Catarse’, documentário sobre a final da Libertadores de 2019, no Peru. O filme de Brunet venceu a categoria de melhor filme de curta-metragem, na 11ª edição do ‘CineFoot’, um dos maiores festivais de cinema esportivo mundial. O documentarista falou um pouco sobre a nova obra ao Diário do Fla.

Siga o Diário do Fla no Twitter

“Acho que o torcedor pode esperar um filme que vai mostrar vários olhares em torno daquele gol. Vai mostrar como aquele gol foi visto por pessoas distintas e ao mesmo tempo apaixonadas pelo Flamengo. É uma nova forma de ver essa história que está fazendo 20 anos. Pessoas vão contar como foi aquele 27 de maio de 2001, como foi aquele 43º minuto do segundo tempo. O documentário é uma grande homenagem ao histórico gol do Pet”, comentou Daniel, que tinha 18 anos na época, e relembrou o momento do gol.

“Aquele era um período que o Flamengo não costumava ganhar muita coisa. Teve a derrota para o Grêmio em 97 (Final da Copa do Brasil), pro Independiente em 95 (Final da Supercopa da Libertadores), então aquele tricampeonato, em cima do Vasco com o gol aos 43, representou muita coisa. Marcou a minha geração, que estava acostumada a sofrer. Foi um título pra você ficar olhando pra ele, de boca aberta e pensando ‘realmente, isso aconteceu'”, recordou o jornalista.

Daniel Brunet ao lado do fotógrafo Ricardo Cassiano

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

O documentário terá uma conversa exclusiva com Petkovic, além de declarações Joel Santana, que comandava o Vasco na época. A história será contada através do olhar de três principais personagens: Ricardo Castiano, fotojornalista, ex-Jornal dos Sports, que trabalhou na partida; Lúcio de Castro jornalista, ex-Jornal do Brasil, que foi responsável pelo crônica do melhor em campo; e Lula da Raça, ex-diretor da Raça Rubro-Negra.

O filme será lançado na data em que o feito completa 20 anos. No dia 27 de maio de 2001, Petkovic cobrava a falta que ficou na memória dos Rubro-Negros. Daniel colocou o lance como um dos maiores momentos da década de 2000 do Rubro-Negro e falou da relação profissional e passional em fazer outro documentário sobre o clube do coração.

Curta o Diário do Fla no Facebook

“Nós tivemos o Campeonato Brasileiro em 2009 no Maracanã e tivemos a Copa do Brasil de 2013. É difícil colocar na balança um título nacional com um estadual. Mas se a gente analisar o momento da vibração, da energia, é diferente. Está, sem dúvidas, entre os três momentos mais marcantes da década de 2000 do Flamengo e é o gol mais bonito da história do Maracanã. É um capítulo de glória pro torcedor, ali a gente sentiu de novo o gosto de uma grande vitória, de uma grande virada”, disse, antes de encerrar:

“Fazer filme sobre Flamengo é unir duas paixões, dois amores. Todo menino que é flamenguista sonha em jogar no Flamengo, e eu nunca tive muita habilidade com os pés. Mas eu estou conseguindo ser um documentarista que fala sobre o time do coração, e isso me motiva e me enche de orgulho”, finalizou o jornalista.

Daniel também é autor do documentário ‘Catarse’