Após o empate com o Bragantino e desperdiçar a chance de encostar no Atlético-MG, Renato Gaúcho aproveitou a coletiva pós jogo para criticar a CBF e o calendário do futebol brasileiro. Para o treinador, o Flamengo foi o time mais prejudicado com o não adiamento das partidas das datas-Fifa, tendo que jogar desfalcado de quatro jogadores.
Siga o Diário do Fla no Twitter
”Temos um grupo forte para disputar todas as competições com os desfalques, mas pecamos no entrosamento. Vejo muita gente falando Internacional, o Atlético-MG e o Palmeiras foram prejudicados também. Prejudicados em quê? Se o Flamengo tem um jogador convocado, tudo bem, mas o Flamengo teve quatro jogadores convocados. Então não venha me falar que esses times também estão sofrendo. Tinha sido combinado… Então tem gente na CBF que está falando e não está cumprindo. Então na próxima convoca só um jogador do Flamengo. Falar que essas equipes também foram prejudicadas, aí é demais para mim”.
Siga o Diário do Fla no Instagram
Porém, para Pedro Ivo Almeida, jornalista da ESPN, os argumentos usados pelo comandante rubro-negro não cabem já que Atlético-MG e Palmeiras também tiveram desfalques importantíssimos. Além disso, Pedro Ivo disse que a fala de Renato é um desserviço para o debate sobre os times serem prejudicados com as convocações.
“Você olha pra tabela de classificação e qualquer time que empate com o Bragantino não é para se classificado com uma tragédia, um enorme tropeço. Eu acho que tem coisa muita mais séria para ser observada além do resultado. O Flamengo já reclamou da CBF e acho que o clube não é nem vilão nesse debate de calendário, só que é um tremendo desserviço do Renato quando ele apresenta um dado que é falso, um tremendo desserviço à um debate que é sério. Ele tira a credibilidade do debate em falar que o Flamengo tem vários desfalques e os outros times só tiveram um. Se ele acompanha minimamente, falando em jogadores pontuais, o Atlético teve o Arana e Junior Alonso fora e teve problema defensivo. O Palmeiras também teve problema com a situação defensiva, ele teve Werverton, Piquerez, Gustavo Gomez, que pra mim, tem status de craque no elenco. Então, eu acho que é um tremendo desserviço à um debate que é sério. Um debate que o Landim topou comprar quando foi para a entrevista e apresentou seus argumentos. Eu também acho que o Brasileiro está uma bagunça, só que o Renato usa um argumento que não cabe”.
O jornalista ainda disse que Renato preferiu abordar o ponto dos desfalques para não falar sobre o desempenho ruim que a equipe teve na partida.
Curta o Diário do Fla no Facebook
“O Renato tenta ajustar muito mais no papo do que no campo do que propriamente no campo pela falta de tempo, pela falta de tempo de descanso, só que quando você pega pra fechar com dois volante e espeta quatro caras na frente, você precisa estar minimamente bem treinado. Fizeram um bom jogo até os 65 minutos, mas quando você pegar os 20 minutos finais, não tinha um ideia de jogo. Era uma coisa de correr pelas pontas e espeta lá na frente pra Bruno Henrique e Pedro. Eu que que toda reclamação sobre o calendário é legítima, mas a gente poderia falar muito mais do desempenho. O Flamengo não empatou só por causa dos desfalques e por causa da qualidade do Bragantino, o time empatou porque não sabia o que fazer quando fica sem suas principais peças”.