Os ataques de racismo a Vinícius Jr na Espanha voltaram a ser pauta nesta segunda-feira. Às vésperas do confronto entre a Seleção Brasileira contra a espanhola, o Garoto do Ninho deu uma coletiva para tratar do assunto. Contudo, o jornalista Luiz Teixeira, da TV Globo, detonou a situação.
Para o comunicador, a CBF usou Vinícius Jr como uma vitrine para exibir o racismo. O atacante chegou a se emocionar durante a entrevista ao falar sobre os constantes ataques sobre a própria cor da pele na Espanha.
“Estou indignado com a realização desta coletiva. Eu já estava indignado com a realização desta partida. Pra mim não faz sentido nenhum o Brasil entregar um jogo para a Espanha por conta de um caso de racismo. O presidente da CBF, que é um homem negro, não esta na mesa com o Vinícius Jr respondendo os questionamentos é um absurdo. Colocaram o Vinícius como uma vidraça. Ali ocorreu uma comercialização da dor e do racismo. E o racismo dá dinheiro, a gente sabe disso”, iniciou o jornalista.
Além disso, Luiz Teixeira ainda destacou o fato de não ter nenhum jornalista negro na coletiva. Assim, Vinícius Jr era o único negro com voz no recinto. Outro aspecto apontado pelo comunicador foi questionar o resultado de determinada ação.
“Não tem um repórter negro, os aplausos pra mim são um absurdo e indicam a comercialização da dor. O Marca (jornal da espanhol) acabou de postar um trecho da entrevista nas redes. Te desafio e lá ver os comentários. Você vai ver gente xingando o Vinícius, o chamando de macaco, entregando um troféu de Oscar para ele. A gente fala da força do Vinícius, mas uma hora essa força vai acabar. Eu não duvido que amanhã ele voltará a ser chamado de macaco no Santiago Bernabéu”, concluiu.
A partida
A Seleção Brasileira enfrenta a Espanha nesta terça-feira, às 17h30, no Santiago Bernabéu. O confronto marca a última partida amistosa da equipe treinada por Dorival Júnior antes do início da Copa América, marcada para o dia 20 de junho.