A grande questão sobre poupar ou não atletas segue sendo um debate no Flamengo. Na derrota para o Bolívar, em La Paz, Tite chegou a deixar oito jogadores, alguns titulares, no Rio de Janeiro para tratarem das condições físicas. De acordo com a apuração do jornalista Rodrigo Mattos, do “UOL”, a decisão por preservar os atletas na Libertadores surgiu no primeiro jogo da final do Carioca.
No confronto contra o Nova Iguaçu, a equipe Rubro-Negra teve recordes pessoais batidos por jogadores em termos físicos. Determinada situação gerou desgaste físico nos atletas que vêm sendo tratado no Ninho do Urubu. Contudo, o Mais Querido acabou tendo que atuar contra o Millonarios, na Colômbia, e Bolívar, na Bolívia, desfalcado.
Outro fator que pesou para determinada decisão foi o fato dos dois jogos serem na altitude. Assim, a comissão técnica tem trabalho com o intuito de levar atletas que estão mais bem preparados fisicamente para as partidas. A seleção é feita através de estudos e análises de fisiologistas do clube.
Foi por conta disso, que Arrascaeta, Pedro, De La Cruz, Allan, Léo Pereira, Erick Pulgar, entre outros atletas do Flamengo foram poupados recentemente. A próxima partida do Rubro-Negro é contra o Botafogo, neste domingo, às 11h, no Maracanã, pelo Brasileiro. A expectativa é de que nenhum jogador seja poupado.