Início turbulento: Paulo Sousa completa primeiro trimestre sob o comando do Flamengo

Treinador foi duas vezes vice-campeão e ainda não encontrou melhor equipe

'Ele em momentos decisivos precisa mostrar evolução', avalia jornalista sobre Paulo Sousa
Foto: Marcelo Cortes/CRF

Paulo Sousa completou neste final de sábado, 82 dias sob o comando do Flamengo. Este tempo já foi o suficiente para o português entender como funciona a cobrança dentro do clube. Nesse sentindo, com os títulos perdidos da Supercopa do Brasil, para o Atlético-MG, e do Carioca, para o Fluminense, o técnico vive primeira crise dentro do Mais Querido.

Siga Diário do Fla no Twitter 

O Rubro-Negro perdeu a final do Estadual para o rival tricolor pelo placar agregado de 3 a 1. Contudo, sem tempo para recolher, o Flamengo já viaja neste domingo para Lima, para enfrentar o Sporting Cristal pela Libertadores. Diante disso, Paulo Sousa já tem a primeira imersão no calendário assustador do futebol brasileiro e na cobrança da torcida. Tudo em uma tacada só.

Apesar do futebol apresentado ser abaixo do esperado pela torcida, o aproveitamento de Paulo Sousa chega a 70,8%, considerado bom. Todavia, a ausência de títulos e partidas com desempenho questionável da equipe, fazem o treinador viver momento conturbado no Rubro-Negro.

Siga Diário do Fla no Instagram 

Mudanças 

Desde a chegada à Gávea, Paulo Sousa já implementou diversas mudanças, sejam elas dentro ou fora de campo. Sendo assim, com presença do português, ocorreu mudanças tecnológicas no Ninho do Urubu, como a presença de um telão para auxiliar os treinos. Além disso, o técnico promoveu mudanças no esquema tático e firmou Hugo Souza como o goleiro titular da equipe.

Com o português o Flamengo passou a jogar com três zagueiros, dois alas dentro de campo, uma dupla de volantes e meias e atacantes com mobilidade para alternar posições, e três atacantes. O esquema ainda não aparenta está encaixado no grupo. Todavia, Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís mostram estar à vontade com o novo padrão tático.

Curta Diário do Fla no Facebook 

Perderam espaço 

Por fim, alguns jogadores perderam espaço com Paulo Sousa. Dessa forma, alguns dos atletas mais longevos e experientes do grupo, como o meia Diego, o lateral-esquerdo Renê e o lateral-direito Isla pararam de aparecer nas escalações do Mais Querido. Além disso, Thiago Maia e Bruno Henrique perderam jogos por problemas físicos e ainda não engataram uma sequência com o Mister. Outra Mística é o caso de Andreas Pereira, que vive momento ruim e é pouco utilizado pelo português.